Revolução na cozinha

Nos últimos anos, as idas para a cozinha passaram a ser acompanhadas pelo iPad e as compras no supermercado pelo telemóvel. A razão? As aplicações para telemóvel e iPad criadas por chefs.

Foto
Green Kitchen

Sempre tive um particular fascínio por livros de culinária. Quando visitava um país novo tentava trazer um livro de receitas para mais tarde tentar recordar o que por lá tinha comido. Um engano, como quem tem a mesma mania saberá. Nos últimos anos, as idas para a cozinha passaram a ser acompanhadas pelo iPad e as compras no supermercado pelo telemóvel. Os livros impressos foram progressivamente desaparecendo. A razão? As aplicações para telemóvel e iPad criadas por chefs.

A primeira compra foi Recipes, as receitas do Jamie Oliver onde uma das colecções é dedicada a refeições que são confeccionadas em 20 minutos. Lembro-me que uma das novidades da aplicação do Jamie era a possibilidade de se verem os seus vídeos enquanto se cozinhava. E estava tudo numa aplicação, dentro do nosso bolso, no nosso telemóvel.

Mas foi durante a leitura do livro As Delícias de Ella, de Ella Woodward, a blogger britânica que também lançou uma aplicação que recomendo, a Deliciously Ella, que nos facilita a vida pelas suas receitas rápidas e sem complicações, que descobri mais recentemente as aplicações Green Kitchen e Desserts, da dupla nórdica David Frenkiel e Luise Vindahl. Eles são os autores de um blogue, o Green Kitchen Stories, e de vários livros de culinária. Um deles, Vegetariano Todos os Dias, está editado em português pela Casa das Letras.

Ele é fotógrafo e ela terapeuta nutricional e as aplicações que criaram são das melhores que me têm passado pelo telemóvel. Além de ser possível enviar a lista de compras com os ingredientes de cada receita por  SMS para ninguém se sentir perdido no supermercado, é possível escolher em que língua se quer ver a aplicação: alemão, inglês, espanhol, italiano, francês, japonês (infelizmente ainda não está disponível em português). 

As receitas estão divididas por temas: Pequeno-Almoço, Bebidas, Pratos principais, Sopas, Saladas, Sobremesas. Podemos agrupar receitas favoritas, filtrar as sem glúten e as que não são vegetarianas. A aplicação tem uma extensão para o relógio Apple Watch que permite ir controlando os tempos da execução da receita e nos envia notificações. 

Fotogaleria
Sugerir correcção
Comentar