Sete milhões de pessoas recebem ordem de evacuação por causa do Irma

“Esta é a tempestade mais catastrófica que a Florida alguma vez viu”, avisa o governador, Rick Scott. Já há ventos e chuvas fortes em várias zonas da Florida.

Foto
Nuvens negras escurecem o céu em Miami, a poucas horas da chegada do Irma à Florida Reuters/CARLOS BARRIA

Na véspera da chegada do furacão Irma ao território norte-americano, as autoridades multiplicam os apelos para a população nas zonas onde se esperava maior impacto não hesitar e abandonar as suas casas. O governador da Florida, Rick Scott, não poupou nas palavras: “Esta é a tempestade mais catastrófica que este estado alguma vez viu”.

“Não ponham a vossa vida em risco ou a da vossa família. Esta é a altura certa para fazer a coisa certa pela vossa família”, dizia a meio da manhã o governador, durante uma das muitas aparições que foi fazendo na televisão. As autoridades tentam organizar a maior evacuação de pessoas na história dos EUA – mais de sete milhões receberam ordem para abandonar as suas casas, o equivalente a mais de um terço da população da Florida.

Esperava-se que o Irma chegasse à costa da Florida durante a madrugada de domingo (por volta da hora do almoço em Portugal), mas na manhã de sábado já se faziam sentir os primeiros efeitos da tempestade. Ventos com velocidade superior a 200 km/h e chuvas muito fortes compunham o cenário na zona sul do estado e também no centro de Miami. Nas zonas costeiras, a água do mar pode elevar-se mais de quatro metros, avisou Scott. “Esta é uma situação de risco de vida”, afirmou o governador.

Foram declarados regimes de recolher obrigatório um pouco por todo o estado. Os 300 abrigos espalhados pela Florida receberam mais de 50 mil pessoas, de acordo com a imprensa norte-americana. Em poucas horas, mais de 25 mil casas tinham ficado sem electricidade, ainda antes da passagem do furacão. As cidades de Tampa e St. Petersburgo são os pontos urbanos que geram mais preocupações, por se encontrarem precisamente no caminho previsto pelo Irma.

Destruição nas Caraíbas

Sugerir correcção
Ler 4 comentários