Aldeia de Santa Susana recebe um dos maiores templos do Budismo Tibetano

Santa Susana, onde está o Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling, vai ter um templo dedicado ao Budismo Tibetano.

Fotogaleria
O Stupa Tashi Gomang simboliza a mente dos Budas
Fotogaleria

Com a conclusão das obras, a aldeia de Santa Susana, em Alcácer do Sal, prepara-se para receber no último dia de Setembro o maior monumento da arquitectura sagrada do Budismo Tibetano em Portugal. Localizado no Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling, um dos maiores centros budistas europeus, o Stupa Tashi Gomang será um dos mais altos templos da Europa.

Para o responsável do Centro de Retiros do Budismo Tibetano, Lama Guyrme, a construção do “Stupa Tashi Gomang”, nome do monumento que simboliza a mente dos Budas, representa uma das primeiras aspirações da comunidade instalada no concelho desde 2015, segundo o comunicado da Câmara de Alcácer do Sal. Este é um monumento religioso budista que contém relíquias sagradas. Terá 16 metros de altura e um piso térreo dedicado aos ensinamentos de Buda.

A estrutura do Stupa é erguida de forma a representar Tashi Gomang, ou seja, Buda coroado e sentado em postura de meditação. A sua construção segue dez propósitos tradicionais, como ajudar a atingir a iluminação. Na página da Comunidade Guhya Mantrika, da qual faz parte o Centro de Retiros, Lama Gyurme explica o projecto do templo. “Os Stupas são construídos de acordo com uma estrutura e design muito específico e rigoroso”, esclarece no vídeo.

Este não é o primeiro monumento deste tipo em Portugal. Na Serra do Caldeirão, no Algarve, encontra-se o primeiro Stupa construído no país, que pertence ao Centro de Estudos e de Prática do Budismo Tibetano Humkara Dzong.

O Centro de Retiros de Santa Susana promove a cultura tibetana e os ensinamentos do Buda. O centro, conhecido como “a Ilha onde os Ensinamentos do Buda estão Completamente Presentes, difundindo assim Virtude”, organiza eventos para grupos e retiros individuais, como retiros de meditação, workshops e retiros de saúde e bem-estar, retiros de yoga, entre outras actividades. O centro de retiros pode ser visitado por todos aqueles interessados em aprender sobre a cultura tibetana e sobre o budismo.

Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, considera que o Centro Thubten Phuntsog Gephel Ling “ultrapassa Alcácer, é um centro internacional”, ao acrescentar que o mesmo é procurado por budistas de vários países.

O presidente da câmara visitou as obras de construção do templo na passada quarta-feira, em conjunto com o presidente da União das Freguesias de Alcácer (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, Arlindo José Paulino de Passos. Vítor Proença disse ao PÚBLICO que considera que o templo tem uma grande importância, por se tratar de um dos maiores templos budistas da Europa. Para Arlindo José Passos, a construção deste templo é importante para trazer mais visitantes a Santa Susana e dar a conhecer a aldeia alentejana.

Com entrada livre, o maior monumento de arquitectura sagrada do Budismo Tibetano em Portugal abre as portas a todos os que desejarem conhecer o templo às dez da manhã do último dia de Setembro.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar