Produção de electricidade a partir de gás natural atinge recorde em Agosto

A produção de energia eléctrica a partir de gás natural em Portugal atingiu um novo recorde histórico em Agosto, aumentando 56% face igual mês de 2016. Produção hidroeléctrica “muito reduzida” fez com que apenas 31% do consumo fosse fornecido por fontes renováveis

Foto
MANUEL ROBERTO / PUBLICO

De acordo com a REN - Redes Energéticas Nacionais, a produção de energia eléctrica a partir de gás natural atingiu os 2.061 gigawatt/hora (GWh) no mês passado, aumentando 56% face a Agosto de 2016 e atingindo um máximo histórico no país.  

O consumo de gás natural manteve-se em Agosto em “níveis elevados”, com uma variação global homóloga da 31% face a Agosto de 2016, para os 6.661 GWh.

Até Agosto, o consumo de gás natural apresentou uma variação acumulada de 37%, resultado de um crescimento de 143% no mercado eléctrico e de 5,3% no mercado convencional.

Quanto ao consumo de energia eléctrica, aumentou em agosto 0,2% face ao período homólogo do ano anterior, o que, segundo a REN, corresponde a uma subida de 2,4% se considerada a correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

“Esta diferença reflecte o efeito da temperatura no período, que, embora registando valores próximos dos normais, ficou muito abaixo do verificado no mesmo mês do ano anterior”, explica.

No final de Agosto, a variação acumulada do consumo de energia eléctrica foi de mais 0,2%, ou mais 1% com correcção de temperatura e dias úteis.

Devido à “muito reduzida” produção hidroeléctrica, as fontes renováveis asseguraram apenas 31% do consumo de electricidade, a que acrescem as exportações.

Nas energias não renováveis, que abasteceram os restantes 69%, continuou a destacar-se a produção a gás natural que, tal como já tinha acontecido no mês anterior, voltou a estabelecer um novo máximo mensal, com 2.061 GWh (43% do consumo), enquanto as centrais a carvão abasteceram os restantes 26%.

Segundo a REN, “a elevada utilização das centrais térmicas está associada à reduzida disponibilidade das fontes renováveis e ao saldo de trocas com o estrangeiro, que se manteve este mês fortemente exportador, equivalendo a 19% do consumo nacional”.

No acumulado de Janeiro a Agosto, a produção renovável abasteceu 41% do consumo (mais saldo exportador), com as centrais hidroelétricas a representarem 12% do consumo, as eólicas 22%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2%.

A produção não renovável abasteceu os restantes 59% do consumo, com as centrais a gás natural a representarem 33% do total e as centrais a carvão outros 25% - o saldo exportador registado equivale a 9% do consumo nacional.

Sugerir correcção
Comentar