José da Silva Ruivo é o novo director do Museu de Conímbriga

Arqueólogo substitui Virgílio Hipólito Correia, que ocupava o cargo há 17 anos.

Foto
Sergio Azenha

O novo director do Museu Monográfico de Conímbriga é o arqueólogo José da Silva Ruivo, técnico superior da instituição, cuja nomeação foi publicada esta sexta-feira no Diário da República.

Especialista em arqueologia romana, o novo director do Museu Monográfico de Conímbriga, que adquiriu recentemente o estatuto de museu nacional, irá desempenhar as suas funções em comissão de serviço e por um período renovável de três anos.

José da Silva Ruivo foi seleccionado na sequência de um concurso público lançado em Abril, e substituirá Virgílio Hipólito Correia, que ocupava o cargo há 17 anos.

Quando a Direcção-Geral do Património, liderada por Paula Silva, anunciou em Dezembro passado a intenção de abrir concursos públicos para substituir os directores de museus, palácios e monumentos públicos cujas comissões de serviço estavam a terminar, Hipólito Correia afirmou publicamente que discordava  desta metodologia e anunciou, logo então, que não iria concorrer ao cargo.

Natural de Carriço, concelho de Pombal, o novo director tem 51 anos, é licenciado em História, na variante de Arqueologia, pela Universidade de Coimbra, e é mestre e doutor em Arqueologia pela Universidade do Porto. Docente em várias instituições de ensino secundário e superior, é técnico superior no Museu Monográfico de Conímbriga desde 2000.

Sugerir correcção
Comentar