Primeiro-ministro garante que alerta moderado de terrorismo se mantém

Primeiro-ministro confirma que houve uma reunião na quarta-feira para avaliar o risco de ameaça terrorista, mas que foi decidido manter o nível de alerta.

Foto
LUSA/RUI FARINHA

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que a ameaça de terrorismo “é global” e “pode estar em todo o sítio”, garantindo que da avaliação realizada se mantém o grau moderado de alerta no país, bem como em Lisboa.

O terrorismo “é uma ameaça global, que pode estar em todo o sítio. É obviamente dever dos serviços analisar e avaliar cada informação que surge”, disse António Costa, na Póvoa de Varzim, à margem da visita da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte.

Segundo o primeiro-ministro, ainda na quarta-feira a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna promoveu “uma reunião com dirigentes máximos de todos os serviços de segurança no âmbito de coordenação ao antiterrorismo” e “a avaliação foi feita”, tendo sido “mantido o nível de alerta” moderado que tem vigorado “em todo o país e também na cidade de Lisboa”.

O PÚBLICO tinha avançado com a informação que tinha acontecido esta reunião, apesar de a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, ter preferido não mencionar este assunto no comunicado enviado às redacções esta manhã.

No comunicado, Helena Fazenda garantia que o nível de alerta em Portugal se mantinha "moderado", não tendo havido qualquer alteração. Em causa estiveram rumores, que foram sendo espalhados por mensagens e por redes sociais desde quarta-feira. A PSP não confirmou a existência da ameaça, remetendo para "informações falsas" que circularam na internet e assegura que o reforço de segurança que foi verificado em alguns locais mais não eram do que medidas preventivas que já tinham sido anunciadas e que estão a ser postas em práticas nos últimos tempos, nomeadamente por causa de eventos que se vão realizar este fim de semana.

Sugerir correcção
Comentar