António Costa sobre Cavaco Silva: “É natural que tenha algumas saudades do palco”

De Costa a Galamba, o PS já reagiu ao discurso de Cavaco Silva na Universidade de Verão do PSD.

Fotogaleria
António Costa esteve na Feira Agrícola do Norte LUSA/RUI FARINHA
Fotogaleria
Primeiro-ministro respondeu a Cavaco Silva LUSA/RUI FARINHA
Fotogaleria
Socialista disse que não entendeu as palavras de Cavaco LUSA/RUI FARINHA

As palavras de Cavaco Silva na Universidade de Verão do PSD não deixaram os socialistas indiferentes. Vinte e quatro horas depois de o antigo primeiro-ministro e Presidente da República ter enviado recados com vários destinatários, nunca assumidos — disse por exemplo que “a realidade acaba sempre por derrotar a ideologia” e que os que querem realizar a revolução socialista “acabam por perder o pio ou fingem que piam” —, António Costa “piou”: “É natural que alguém que durante tantos anos foi político profissional tenha agora algumas saudades do palco.”

O primeiro-ministro dirigiu-se aos jornalistas durante a sua visita à Feira AgroSemana, esta quinta-feira, e acrescentou que “é também natural que haja pessoas que tenham saudades do estilo presidencial que o professor Cavaco representou”. No entanto, António Costa fez questão de salvaguardar que não entendeu as palavras de Cavaco Silva e que como governante “não é comentador político e não faz comentários a comentários”.

O PS já tinha reagido ao discurso do antigo chefe de Estado, na quarta-feira à tarde, no Parlamento. A deputada e dirigente socialista Susana Amador lamentou a falta de sentido de Estado de Cavaco Silva e lamentou a gravidade das declarações “por não corresponderem de todo à realidade”.

“Eu gostaria que durante o tempo em que esteve na Presidência da República tivesse piado mais, ou seja, tivesse agido mais na defesa dos portugueses”, afirmou  Susana Amador.

No Twitter, João Galamba também reflectiu sobre o assunto. “É mesmo verdade que o Presidente mais impopular de sempre veio dar lições sobre o 'uso da palavra presidencial'?”

Realidade desmente Cavaco

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, também comentou as declarações de Cavaco Silva sobre a actuação das esquerdas “iguais às que se esperavam”, referindo que a realidade tem vindo a desmenti-lo “há já bastante tempo”.

“Atrever-me-ia a dizer, com enorme respeito pelas diferenças de opiniões e divergências, que a realidade tem vindo a desmentir o professor Cavaco Silva há já bastante tempo e, desse ponto de vista, as declarações de ontem [quarta-feira] foram iguais às que se esperavam”, disse a bloquista durante uma arruada em Matosinhos, no distrito do Porto, acompanhada pelo candidato à câmara local.

Para Catarina Martins, é normal a Universidade de Verão do PSD convidar o seu ex-líder, “não há aí nenhuma surpresa”, dizendo que as suas declarações foram “na linha de tudo o que tinha dito" até agora. “As afirmações que foram feitas por Cavaco Silva foram na linha de tudo o que tinha dito até agora, não me parece que haja aqui nenhuma comoção, nem nada diferente do que se estaria à espera”, acrescentou. com Lusa

Sugerir correcção