Venezuela oferece cinco milhões de dólares às vítimas do Harvey

Tempestade que flagelou a costa dos EUA fez até agora 18 mortos.

Foto
A tempestade Harvey chegou ao Luisiana nesta quarta-feira LUSA/TANNEN MAURY

A Venezuela anunciou que vai doar cinco milhões de dólares para ajudar as vítimas da tempestade Harvey, apesar de o país viver numa enorme crise económica.

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Caracas, Jorge Arreaza, as verbas deste auxílio serão distribuídas na região de Houston, uma das mais afectadas pela tempestade, pela empresa petrolífera Citgo – subsidiária da companhia estatal venezuelana de petróleos –, em colaboração com as autoridades locais, segundo disse o ministro, em declarações transmitidas pela televisão estatal da Venezuela.

Não é a primeira vez que a Venezuela envia ajuda para os EUA, cujo governo de Donald Trump endureceu o discurso contra o actual executico liderado por Nicolás Maduro. No passado, Caracas deu combustível subsidiado a pobres para aquecerem as casas e enviou ajuda para as vítimas do furacão Katrina, em 2005.

As relações já de si tensas entre Caracas e Washington pioraram ainda mais em 2017, com os EUA a imporem novas sanções contra o governo de Maduro.

Trump foi ainda mais longe, ao admitir a possibilidade de uma intervenção militar naquele país da América Latina, uma ideia mais tarde contrariada por outros responsáveis norte-americanos.

A Venezuela vive uma recessão brutal há quatro anos além de estar mergulhada numa crise política que desembocou em confrontos nas ruas, com dezenas de mortes, algumas durante o período eleitoral da Assembleia Constituinte.

A tempestade Harvey fez-se sentir na terça-feira na zona leste do estado do Texas e nesta quarta-feira chegou ao Luisiana.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários