“Você é linda”: elas colam mensagens de aceitação nos provadores de roupa

Duas amigas brasileiras amam o seu corpo “bem assim” e querem espelhar e espalhar a “beleza natural” que existe em cada um por todos os espelhos do Brasil — e do mundo

Foto
Christi Nielsen/Flickr

Luana Menezes e Thauanne Menezes, duas amigas brasileiras (que por acaso partilham o mesmo apelido), começaram a pensar em mensagens de “empoderamento feminino que valorizassem a beleza natural de cada mulher” para depois as escreveram em cartazes expostos em provadores de roupa.

 

Arrancava assim o projecto Eu me amo bem assim. Objectivo: ajudar a derrubar o "padrão de beleza feminino", que exerce uma influência "bem forte" em todas as brasileiras - e não só.  “As mulheres crescem e sofrem com isso, fazendo dietas, academia e até cirurgias plásticas para se enquadrarem no padrão de beleza e serem consideradas bonitas”, exemplifica Thauanne, em declarações por Facebook Messenger ao P3. 

Foto
@eumeamobemassim

 

Foto
@eumeamobemassim

Em Novembro do ano passado, começaram então a colar mensagens de aceitação em provadores de roupa, locais onde as mulheres “mais se analisam e se sentem pouco confortáveis”, conta Thauanne. As duas amigas entravam em lojas de roupa de centros comerciais em Sergipe, no Brasil, onde vivem, enfrentavam o espelho e deixavam um cartaz no vestiário feminino. "Não acredite nas revistas. Você é linda", dizia um. "Seu corpo é perfeito exactamente desse jeito", dizia outro. "Vista-se de amor próprio", concluía ainda outro. As frases rapidamente começaram a circular. As clientes realmente reparam nos espelhos, tiram fotografias e enviam-nas para a conta de Instagram, assinalada no papel, onde depois são divulgadas.

 

“A nossa vontade é que o projecto tenha mais mulheres escrevendo e colando as frases. Também queremos que se torne internacional”, diz Thauanne. Para já, as duas impulsionadoras atrás do Eu me amo bem assim traduziram as frases em português para castelhano e inglês e enviaram-nas para mulheres que conhecem nos Estados Unidos da América e na Colômbia.

 

No site da iniciativa estão disponíveis várias mensagens prontas a imprimir. A dupla encoraja todos a colar uma num espelho da próxima visita a loja de roupa. Ou simplesmente no espelho da casa-de-banho lá de casa. Afinal, “nunca é tarde para admirar o corpo que você tem”, em cada espelho por onde se passa. 

Sugerir correcção
Comentar