Colin Jackson, antigo atleta britânico, assume homossexualidade

Jackson venceu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e sagrou-se campeão mundial nos 100 metros barreiras por duas ocasiões. Revelação foi feita durante um documentário sueco.

Foto
Colin Jackson em 2003 depois de ser condecorado pela Rainha Isabel II Reuters

Colin Jackson, antigo atleta britânico que venceu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, assumiu pela primeira vez em público a homossexualidade.

O agora apresentador de desporto da BBC afirmou numa entrevista para um documentário sueco que agora lhe pareceu ser a melhor altura para assumir a sua orientação sexual e que não quis fazê-lo antes para evitar o sensacionalismo, cita o Guardian.

Agora com 50 anos, Jackson, que se especializou nos 100 metros barreiras, sagrou-se campeão do mundo por duas ocasiões, venceu o campeonato do mundo em pista coberta, registou um recorde mundial que durou uma década, e manteve-se invencível em campeonatos da Europa por 12 anos.

Ao documentário sueco intitulado Rainbow Heroes, e entrevistado por dois antigos atletas suecos, Jackson revela que revelou a homossexualidade aos pais em 2006 depois de um antigo colega ter vendido a história a um tablóide. “A minha mãe disse: primeiro de tudo: a história é verdade?”, relatou, citado pelo diário britânico. “E eu disse que era verdade, não era algo que pudesse negar. E depois ela disse: ‘Bem, porque é que as pessoas são tão deploráveis?’ Eu apercebi-me que tinha os melhores pais”, continuou.

Além disso, o antigo atleta disse aos entrevistadores que decidiu também revelar a sua orientação sexual pela maneira como estes o questionaram, estando apenas interessados na história, na forma como esta situação o afectou a nível desportivo, emocional e na preparação para a competição.

Foram vários os antigos atletas que assumiram a homossexualidade nos últimos anos. Entre eles está Ian Thorpe, o melhor nadador australiano de todos os tempos, tendo conquistado cinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e de Atenas 2004, que o revelou em 2014.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários