Dembélé quer ganhar tudo em Barcelona

Francês foi apresentado em Camp Nou perante 18 mil adeptos do emblema catalão, distante dos 50 mil de Neymar em 2013.

Foto
Andreu Dalmau/EPA

O internacional francês Ousmane Dembélé foi esta segunda-feira apresentado em Camp Nou como reforço do Barcelona, numa cerimónia presenciada por cerca de 18 mil espectadores, aos quais o avançado disse querer "ganhar todos os títulos".

Dembélé tinha sido anunciado na sexta-feira como reforço do clube catalão, contratado por 105 milhões de euros ao Borussia Dortmund, num negócio a que poderão acrescer, em bónus, mais 42 milhões de euros para os alemães.

O extremo, de 20 anos, com sete internacionalizações pela França, realizou os testes médicos antes de chegar a Camp Nou, onde assinou um contrato válido por cinco temporadas. A oficialização sofreu algum atraso devido a problemas burocráticos por falta de um documento do clube alemão. O jogador acabou por ser apresentado duas horas depois do previsto, com a presença de mais de uma centena de órgãos de comunicação social.

"Estou muito feliz por estar neste clube. É o melhor clube do mundo, com os melhores jogadores do mundo", disse o francês, aclamado pelos adeptos presentes, em especial quando disse "Visca el Barça" (viva ao Barça), em catalão.

Dembélé chega ao Barcelona, comandado por Ernesto Valverde, depois da saída litigiosa do internacional brasileiro Neymar, que trocou os catalães pelo Paris Saint-Germain, numa transferência recorde de 222 milhões de euros.

Dembélé esteve longe dos números que presenciaram, em 2013, a chegada de Neymar - então com uma recepção de 50 mil adeptos - num momento em que a política desportiva do presidente Josep Maria Bartomeu tem sido contestada.

Na cerimónia, Dembélé aproveitou também para dizer que em criança assistia aos jogos do Barcelona e que sempre quis jogar nos catalães. O jogador torna-se a segunda transferência mais cara da história, atrás de Neymar, enquanto o mercado aguarda a possível ida de Kylian Mbappé do Mónaco para o PSG, por 180 milhões de euros.

Durante a apresentação o extremo elogiou Neymar, "um dos melhores do mundo", mas rejeitou comparações com o brasileiro.

"Há uma grande diferença entre Neymar e mim. Ele é um dos melhores jogadores do mundo e eu sou muito jovem. Tenho de crescer e vim para este grande clube para crescer mais", atirou o internacional francês, novo colega de Nelson Semedo e André Gomes.

Dembélé garante não sentir "pressão" pelo valor da transferência, mostrando-se "entusiasmado" por jogar "e aprender" ao lado de Leo Messi, "o melhor jogador do mundo e da história do futebol", e Luis Suárez, companheiros no ataque dos blaugrana.

Dembelé assinou um contrato válido por cinco temporadas, com uma cláusula de rescisão de 400 milhões de euros, mas o secretário técnico dos culés, Robert Fernández, disse que a formação deverá ainda receber "outro jogador… possivelmente dois".

Sugerir correcção
Comentar