Orçamento Participativo vai contar com 5 milhões de euros no próximo ano

De três milhões de euros em 2017, o Orçamento Participativo Portugal subirá para 5 milhões em 2018.

Foto
Votações no âmbito da primeira edição estão a decorrer Jornal Publico

O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o aumento da verba destinada à segunda edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP), que contará com cinco milhões de euros. O comunicado do Conselho de Ministros recorda que a primeira edição do OPP, cujo processo de votações decorre actualmente, contou com uma verba total de três milhões de euros.

“O OPP é um compromisso assumido no Programa do XXI Governo e um instrumento para melhorar a qualidade da democracia através da aproximação dos cidadãos à política”, refere o texto.

Desde 7 de Junho e até 10 de Setembro, os portugueses podem votar nos 601 projetos de âmbito nacional e regional do primeiro Orçamento Participativo Portugal, sendo concretizadas as propostas mais votadas até perfazer os três milhões de euros. Entre os projectos, 202 são de âmbito nacional e 399 de âmbito regional.

Os cidadãos podem votar ou através do site www.opp.gov.pt ou de uma mensagem escrita gratuita para o número 3838, num projexto de âmbito nacional e noutro de âmbito regional. As propostas mais votadas, até perfazer os três milhões de euros, são as propostas cuja concretização vai iniciar-se em Outubro deste ano.

Este ano, o número de áreas abrangidas pelos projetos foram quatro: cultura, agricultura, ciência e formação de adultos.

Sugerir correcção