Detidos três suspeitos de atear fogos em Paredes, Penafiel e Fafe

Os detidos vão ser presentes às autoridades.

Foto
LUSA/PAULO CUNHA

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta quarta-feira a detenção de três homens por alegado crime de incêndio florestal em Paredes e Penafiel, no distrito do Porto, e em Fafe, distrito de Braga.

De acordo com a informação divulgada através da Directoria do Norte da PJ, foi detido e identificado, fora de flagrante delito, o alegado autor de dois incêndios florestais que ocorreram na terça-feira em Lordelo, concelho de Paredes. O detido, de 68 anos e já com antecedentes criminais por violência doméstica, terá recorrido a um isqueiro para atear os fogos em zona florestal contígua a uma zona urbana naquela freguesia de Paredes, "num aparente quadro de desequilíbrio psicológico, durante a madrugada".

Em colaboração com a GNR de Paço de Sousa, Penafiel, foi detido um outro homem, de 37 anos, suspeito de ter ateado fogo naquela localidade no dia 14 de Abril.

"O fogo terá sido provocado com recurso a isqueiro, num aparente quadro de desequilíbrio mental, durante o dia e numa zona profusamente habitada, quando o suspeito", com antecedentes criminais por agressões e injúrias na via pública, "circulava de bicicleta", refere a PJ, acrescentando que o incêndio consumiu cerca de 15 hectares e colocou em risco "inúmeras habitações existentes nas proximidades".

A PJ revela ainda ter detido, em colaboração com a GNR, um homem de 57 anos suspeito de ser o autor de um incêndio florestal ocorrido no dia 19 em Fafe. "O suspeito terá ateado o fogo movido por sentimentos de vingança e em eventual estado de embriaguez", afirma a PJ, salientando que o "incêndio consumiu uma pequena área" e só não tomou "outras proporções dada a pronta intervenção dos populares que de imediato o combateram".

Os três detidos vão agora ser presentes às autoridades para interrogatório e aplicação de eventuais medidas de coacção.
 

Sugerir correcção
Comentar