Dubrovnik, a cidade de “A Guerra dos Tronos”, está a ser invadida por turistas

A série televisiva tornou popular a cidade croata, fazendo disparar o número de turistas. Em apenas um dia, Dubrovnik recebeu mais de dez mil visitantes e o autarca Mato Frankovic decidiu limitar a entrada de turistas na cidade medieval

Foto
DR

A popularidade de A Guerra dos Tronos tem vindo a crescer, fazendo com que os fãs da série — espalhados um pouco por todo o mundo — fiquem de nervos em franja enquanto aguardam por um novo episódio. Com "o primeiro blockbuster televisivo global" surge também o crescimento do turismo na cidade de Dubrovnik, na Croácia, cenário de alguns dos momentos mais icónicos dos Sete Reinos.

Contudo, o aumento do turismo pode estar a arruinar a pequena “pérola do Adriático”. Dessa forma, o presidente da câmara de Dubrovnik, Mato Frankovic, viu-se forçado a tomar medidas para conter a entrada de turistas na zona histórica da cidade.

O autarca, eleito em Junho deste ano, decidiu reduzir a entrada de turistas na cidade medieval para quatro mil pessoas (por dia), metade do valor recomendado pela UNESCO (cerca de oito mil). Para o presidente da câmara, esta medida visa proteger a qualidade das experiências vividas pelos visitantes daquela cidade: “Nós não queremos ficar pelo máximo, queremos ficar abaixo disso”, referiu ao The Telegraph.

Foto
Em 2015, a cidade recebeu 932.621 visitantes. Já em Agosto de 2016 recebeu 10.388 visitantes num só dia fjaka/Pixabay

De acordo com o jornal britânico, em 2015, a cidade recebeu 932.621 visitantes. Já em Agosto do ano passado Dubrovnik recebeu 10.388 visitantes, em apenas um dia.

Mato Frankovic reconhece que esta medida irá prejudicar, a curto prazo, a economia da cidade. Porém, garante que o plano de dois anos irá proteger Dubrovnik. “Eu não estou aqui para fazer as pessoas felizes”, afirmou o autarca, sublinhando que a sua missão é “melhorar a qualidade de vida” na cidade croata.

“Vamos perder dinheiro nos próximos dois anos — um milhão de euros a contar pelo número de turistas — mas no futuro vamos ganhar muito mais”, assegura o autarca, acrescentando que a sua cidade merece ser um destino de alta qualidade turística.

Porém, os alertas relativos à sobrelotação de turistas já não são novos. No ano passado, a UNESCO alertou que a cidade croata — considerada Património da Humanidade desde 1979 — poderia estar em risco. Em causa, a expansão do turismo que causava obstáculos à conservação dos monumentos históricos.

Mato Frankovic pretende também diminuir o número de cruzeiros que chega à cidade. Em 2016, chegaram a Dubrovnik 529 navios, que transportavam cerca de 799.916 passageiros. Já em 2014 e 2015, o número de navios que chegou à cidade croata foi de 463 e 475, respectivamente.

A Guerra dos Tronos, transmitida pelo canal HBO, foi lançada em 2011. Desde então, Dubrovnik foi o local escolhido para o cenário do Reino de Porto Real (ou King’s Landing). Foi nesse local em que Cersei Lannister, então Rainha de Porto Real, fez a “caminhada da vergonha”, enquanto descia uma escadaria, percorrendo as ruas da cidade.

Sugerir correcção
Comentar