Mariana pode chegar ao Japão. Para já, os seus desenhos conquistam milhares na Internet

Começou a desenhar aos 13 anos a ver tutoriais. Agora, com 17, Mariana Ferreira, Cherry Boniu na net, é um caso de sucesso no Tumblr, onde acumula milhares de "likes". O que se seguirá?

O desenho que Mariana fez para o P3
Fotogaleria
O desenho que Mariana fez para o P3
Sara Lopes
Fotogaleria
Sara Lopes

Na Internet é um caso sério de sucesso. Os desenhos que partilha na rede social Tumblr rendem-lhe likes sem fim, meio mundo de reblogs. É, para já, esta a única janela que o mundo tem para as ilustrações de Cherry Boniu. Acaba por ser natural. Afinal, para quem foi  “aprendendo na net” os cantos do ofício, é uma forma de lhe retribuir e mostrar o que aprendeu durante os últimos cinco anos em que se tem dedicado ao desenho.

Fora do mundo virtual, Cherry Boniu responde por Mariana Ferreira, 17 anos, que acabou agora o ensino secundário na Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto. Porém, grande parte do que aprendeu também foi a olhar para um ecrã. “Durante muitos anos fui vendo o estilo de vários artistas na Internet e todos me influenciaram", conta a jovem, para quem é "importante" agora construir um "estilo próprio". "Estou a combinar muitas influências, dou um toque meu e as coisas estão a evoluir."

A crescimento tem sido feito a um ritmo galopante, pelo menos a avaliar pelo feedback online. Uma das ilustrações, p r o c r a s t i n a t i o n, tornou-se mesmo viral, alcançando mais de 50 mil partilhas no Tumblr. É o resultado de um percurso que, na opinião de Mariana, começou na altura certa. “Quando tinha 13 anos e [via tutoriais] sobre como fazer, como desenhar, decidi que queria começar a trabalhar para isto. Às vezes diziam-me: 'Porque não esperas pelo secundário e entras numa escola de Artes?’. Mas sempre pensei que quanto mais nova fosse, mais rápido chegaria aquilo que quero.”

Foto
Mariana segura Procrastination, que já lhe valeu 50 mil reblogs no Tumblr Sara Lopes

Acabaria por seguir o caminho da ilustração no ensino secundário, mas com um ligeiro desvio. É que se a arte e a tecnologia sempre andaram de mão dada no mundo de Mariana, no secundário, com a opção de web design, a simbiose torna-se completa. Reparou que “gostava de programar” e que, com isso, podia “pôr as ilustrações nos sites que criava”.

Foto
A jovem portuense não descarta seguir carreira no estrangeiro Sara Lopes

“Isto é muito fixe, mas é lá para fora”

Foto
No Café Vitória, Mariana conta ao P3 como começou a ilustrar Sara Lopes

Quem a viu na apresentação dos projectos finais da Soares dos Reis aponta para um futuro promissor. Pixar ou outro grande estúdio? “Gostava tanto”, afirma de imediato. “Em Portugal, as pessoas dizem-me ‘isso é muito fixe, mas é lá para fora’. Via-me a trabalhar como ilustradora, a trabalhar uma numa série de animação”, conta. Mas para já ainda é para o Porto que olha para encontrar inspiração.

Agora que acabou o ensino secundário, tem mais tempo para deenhar. Para já, olha para o futuro ainda como uma incógnita, mas está a considerar outras latitudes, prosseguir os estudos universitários no estrangeiro. Lisboa também é uma alternativa, mas não vê com maus olhos ficar perto do que bem conhece: o Porto. A cidade, diz, influencia-a e dá-lhe ideias para o que ilustra. É a casa que, praticamente, sempre conheceu. Uma cidade que também é morada de pessoas "de mente muito aberta", sempre prontas para apoiar e ajudar, que contribuiram para o processo de aprendizagem. 

Quando não há Porto, há sempre a Internet a abrir o mundo. Ilustra esse facto com naturalidade: “Foco-me mais no estrangeiro porque comecei isto tudo na net. Já me disseram que [o que faço] é parecido com anime, mas até nem gosto muito. Vejo-me a trabalhar no Japão, no entanto."

Seja qual for a fonte de inspiração, “há sempre pessoas” no que Mariana passa para o papel, "sempre em meios naturais e surreais". E são sobretudo personagens femininas, com que é "mais fácil transmitir emoções". "É o tipo de coisas que não aprendo na escola, mas na Internet.”

Sugerir correcção
Comentar