Fogo no Fundão ganha força "incalculável", Soalheira rodeada pelas chamas

Para além de Soalheira, o fogo entrou durante a tarde em Vale de Prazeres e ameaça também Alcongosta, onde as chamas já entraram dentro da localidade. Presidente da Câmara do Fundão pede "o máximo de meios possível".

Foto
Incêndio em Vila de Rei, outra localidade do distrito de Castelo Branco afectada pelos fogos LUSA/PAULO CUNHA

O fogo que progride no Fundão, distrito de Castelo Branco, ganhou esta tarde "uma força incalculável" e deixou a localidade de Soalheira rodeada pelas chamas, afirma o presidente da Câmara, que pede mais meios no terreno.

A situação na Soalheira, que está "rodeada pelo fogo", levou à retirada de pessoas das casas para um quartel dos bombeiros e para um lar, situados dentro da localidade, por não ter sido possível fazer a evacuação para fora da sede de freguesia, disse à agência Lusa o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

Para além de Soalheira, o fogo entrou durante a tarde em Vale de Prazeres e ameaça também Alcongosta, onde as chamas já entraram dentro da localidade, sublinhou o autarca.

"As frentes ganharam uma força incalculável. Há uma frente descontrolada entre Alpedrinha e Vale de Prazeres em direcção a Póvoa de Atalaia", contou à Lusa Paulo Fernandes, considerando que "muito provavelmente" outras aldeias poderão estar em perigo nas próximas horas.

De acordo com o presidente do município do Fundão, "há casas afectadas", mas ainda não foi feita a contabilização.

"Faço um apelo total para ter o máximo de meios possível. Novamente, como ontem [segunda-feira] à tarde, a situação está completamente descontrolada", vincou Paulo Fernandes.

Segundo a página da Protecção Civil, o incêndio que começou em Castelo Branco, no domingo, e que progrediu para o Fundão mobilizava, às 18h45, 385 operacionais, 113 veículos e 12 meios aéreos.

Sugerir correcção
Comentar