DR
Foto
DR

Odemira: vamos ver as montras da aldeia de São Luís?

Mostra de Artistas e Artesãos vai acontecer nas montras de lojas da aldeia de São Luís, em Odemira, Beja. Este fim-de-semana também há animação nas ruas

As artes vão "ocupar" as montras de lojas da aldeia de São Luís, em Odemira, Beja, a partir de sábado, durante uma Mostra de Artistas e Artesãos, promovida para destacar o pulsar artístico da região.

Além da decoração única das montras de lojas, no sábado e no domingo, as ruas do Comércio e da Igreja da aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, distrito de Beja, convertem-se num "centro artístico" com instalações artísticas, artes plásticas, fotografia, arte contemporânea, artesanato, design de moda, arquitectura, música, teatro e dança.

Nos dois dias, entre as 18h00 e as 24h00, as duas ruas são fechadas ao trânsito para receber a comunidade local e os visitantes, que podem jantar ao ar livre e aproveitar para assistir a performances, concertos e animação de rua. Anabela Mansos e Flora Dolores, Ana Baleia, Stephan Thielsch, Anette Worner, Dominik Jasinski e Miguel Peixinho são alguns dos muitos artistas residentes na freguesia de São Luís que participam na 3.ª edição da mostra.

PÚBLICO -
Foto

Além dos artistas locais, há convidados ligados ao concelho de Odemira que participam no evento, mas também outros, mais conhecidos a nível nacional, como a artista plástica Joana Vasconcelos e a coreógrafa Vera Mantero. O programa arranca no sábado, às 18h00, com a revelação das montras, que ficam expostas até ao dia 8 de Setembro, e um espectáculo de equitação artística, continuando depois, até às 24h00, com concertos, teatro de marionetas, performances e dança.

No domingo, a animação começa à mesma hora, com uma mostra de artesanato e de produtos locais, exposições de pintura e instalações artísticas. A iniciativa é promovida pelo movimento Transição São Luís, que envolve de forma colaborativa várias entidades da comunidade local, como a Casa do Povo, a Cultivamos Cultura, o grupo Três em Pipa e a Oficina/GAIA Alentejo, e conta com o apoio da junta de freguesia e da Câmara Municipal de Odemira.