Vamos à biblioteca na praia? Sim!

Este ano, mais de 50 praias e piscinas em todo o país dispõem de bibliotecas de Verão. Nestes espaços é possível consultar gratuitamente livros, revistas e jornais. Consulta aqui o mapa

Foto
Josué Goge/Flickr

Ir a uma biblioteca sem sair do areal? É possível. Este ano, em todo o país, mais de 50 praias e piscinas dispõem de bibliotecas de Verão, espaços que disponibilizam gratuitamente livros, revistas e jornais para leitura e, em alguns casos, até Internet e actividade para crianças. 

É o que acontece por estes dias na praia de Paço de Arcos, em Oeiras. Passa pouco das 10h00 e os habituais frequentadores da praia já estão instalados, à sombra, na pequena tenda montada na areia, em frente à Biblioteca de Praia, a ler as notícias do dia. Jornais e revistas são os mais requisitados, mas também há uma montra de livros à disposição dos interessados. 


A iniciativa, que já existe há três anos na praia de Paço de Arcos, agrada aos banhistas, novos e mais velhos, que podem passar "tempo de qualidade" na praia. É o caso de António Costa e da neta Sofia. Todos os dias, durante uma hora, "perdem-se" nas notícias do dia e nas actividades de pintura para crianças. "É uma excelente iniciativa porque vamos a outras praias e nada, é só jogar à bola. Aqui os miúdos têm um espaço onde podem ler, trabalhar, fazer desenhos... É uma boa iniciativa que deveria ser alargada."

Já Jorge Correia, também frequentador desta praia, está mais interessado nos jornais do que nos livros; não poupa nos elogios, no entanto: "Foi uma das coisas boas que fizeram. Praia com jornais e revistas e ainda com pessoas simpáticas é tudo de bom."

Sofia Pinto, uma das responsáveis daquela Biblioteca de Praia, evidencia que o espaço pretende chegar a todas as idades e cultivar hábitos de leitura. "Algumas das pessoas que vêm aqui, acabam por ir depois à Biblioteca Municipal e tornam-se lá leitores. É isto que ajuda a formar novos leitores, é disso estamos à procura."

  

O sucesso da iniciativa vai levar a Câmara de Oeiras a instalar mais espaços noutras praias do concelho, realça a responsável. "A nossa pretensão é reforçar os hábitos de leitura. É uma obrigação nossa, dos municípios e este projecto tem alcançado o êxito que esperávamos."

O mapa das bibliotecas de praia e piscina de 2017, disponibilizado no site da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), permite identificar 34 praias, 12 piscinas e cinco praias fluviais que, de norte a sul do país, dispõem destes pólos sazonais pertencentes às bibliotecas municipais.

Sugerir correcção
Comentar