Atletismo

Mundiais de Atletismo: uma pista para um atleta só

Isaac Makwala correu, sozinho, em 20,20s os 200m da prova REUTERS/John Sibley
Fotogaleria
Isaac Makwala correu, sozinho, em 20,20s os 200m da prova REUTERS/John Sibley

O atleta africano Isaac Makwala, do Botswana, tornou-se na baixa mais mediática provocada por um vírus que afectou algumas dezenas de atletas nos Mundiais de atletismo, que se realizam em Londres até domingo.

Makwala retirou-se segunda-feira depois de vómitos antes da sua série de 200 metros, distância na qual detém a melhor marca do ano, com 19,77 segundos. Esta quarta-feira correu sozinho em pista para fazer os 200m em contra-relógio depois lhe ter sido diagnosticada a doença infecciosa que o afastou da final 400 metros dos Mundiais. Cumpriu os 200m em 20,20s, o que lhe valeu o acesso às meias-finais. Duas horas depois, qualificou-se para as finais.

A Agência de Saúde Pública (PHE) revelou existirem cerca de 30 casos de gastroenterite nos Mundiais de atletismo de Londres, destacando-se Isaac Makwala nos nove de um hotel oficial da competição. O organismo adiantou que a prioridade deve ser "o bem-estar de todos os atletas". De acordo com a Agência, "o norovirus é doloroso, mas pode ser tratado em um ou dois dias, através da ingestão abundante de líquidos".

O atleta africano disse à BBC afirmou estar "pronto a correr" a final dos 400 metros do passado dia 8 de Agosto, mas cinco horas antes da prova foi anunciado o seu abandono. Makwala era o principal rival do sul-africano Wayde Van Niekerk, recordista mundial dos 400, nas provas de 200 e 400 metros, distância na qual tem o terceiro melhor tempo em 2017. Agora, o duelo vai poder acontecer.

 

REUTERS/Toby Melville
REUTERS/Lucy Nicholson
REUTERS/Toby Melville
REUTERS/Kai Pfaffenbach
REUTERS/Lucy Nicholson
REUTERS/Lucy Nicholson
REUTERS/Fabrizio Bensch
REUTERS/Phil Noble
REUTERS/Lucy Nicholson