Tribunal rejeita candidatura de Isaltino Morais

Ex-autarca confirmou a informação ao PÚBLICO. Isaltino tem agora 48 horas para regularizar situação relacionada com identificação de candidatos que integram as listas do seu movimento.

Foto
Miguel Manso

Isaltino Morais conheceu nesta terça-feira um contratempo em matéria de eleições autárquicas. O candidato independente confirmou ao PÚBLICO que a sua candidatura foi rejeitada pelo Tribunal de Oeiras, mas disse desconhecer ainda os motivos invocados para a recusa. Mais tarde, em conferência de imprensa, o ex-autarca anunciou que vai reclamar desta decisão e pôs em causa a imparcialidade do juiz.

De acordo com o jornal i, que teve acesso ao despacho, foi o juiz Nuno Tomás Cardoso que assinou a decisão segundo a qual "as declarações de proposituras apresentadas não identificam em qualquer local do seu texto os cidadãos candidatos que integram a lista".

"Com efeito, nem no anverso nem no verso existe qualquer identificação dos candidatos ou qualquer folha anexa, não obstante as referidas folhas para ela remeterem, sendo que a única folha existente contendo a identificação dos candidatos é a que encabeça cada pasta das declarações", prossegue o documento.

Isaltino Morais entregou, no dia 1 de Agosto, as 31 mil assinaturas recolhidas para concorrer aos órgãos autárquicos em Oeiras. Ao mesmo tempo apresentou as listas de candidatos que integram o seu movimento, listas essas onde faltam elementos. A candidatura tem agora 48 horas para responder ao tribunal e tentar impedir o pior. A rejeição não é definitiva.

O ex-autarca, que assumiu ter recebido a notícia pela comunicação social, está neste momento reunido com vários elementos da equipa do movimento Inovar Oeiras de Volta para analisar o despacho do tribunal, mas já marcou uma conferência de imprensa para as 21h30, em Linda-a-Velha.

Em Oeiras há três candidaturas de grupos de cidadãos eleitores na corrida autárquica. Além de Isaltino Morais, concorrem Paulo Vistas, o actual presidente que foi seu vice, e Sónia Amado Gonçalves, deputada municipal eleita em 2013 nas listas do movimento Isaltino Oeiras Mais À Frente. Soube-se entretanto que também esta última candidata viu o seu processo rejeitado pelo mesmo tribunal.

Há ainda canddiatos partidários como: Joaquim Raposo (PS), Ângelo Pereira (PSD/CDS), Miguel Pinto (BE), Heloísa Apolónia (CDU) e Pedro Torres (PAN).

A 26 de Abril, na cerimónia de apresentação da sua candidatura, Isaltino Morais esteve rodeado de oeirenses que apoiam o seu movimento e rejeito que o facto de ter estado preso o possa prejudicar nas urnas de voto. “A minha credibilidade decorre do meu trabalho”, disse. "Caso, como acredito, ganhe as eleições do próximo dia 1 de Outubro, entrarei na Câmara de Oeiras como se fosse o meu primeiro dia”, acrescentou ainda o ex-presidente daquela autarquia, que exerceu o cargo durante 24 anos.

No evento, que teve lugar num jardim de Linda-a-Velha, onde Isaltino Morais reside, distribuíram-se postais com a fotografia do candidato e a legenda “o seu amigo de sempre”.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários