Dinossauros em tamanho real invadem ruas da Lourinhã

Há doze novos modelos de dinossauros nas ruas da vila da Lourinhã, em exposição no âmbito da iniciativa "Dinossauros Saem à Rua". Modelos vão depois fazer parte do futuro Parque dos Dinossauros

Foto
Carlos Barroso/LUSA

Dezoito modelos de dinossauros em tamanho real estão em exposição até meados de Setembro por diversas ruas da vila da Lourinhã para atrair visitantes, no âmbito da iniciativa "Dinossauros Saem à Rua". O museu, a Câmara Municipal e a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia pretendem "consolidar a afirmação da Lourinhã como a capital dos dinossauros e valorizar o património paleontológico do concelho, onde têm sido descobertos ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies, e o maior ninho dos dinossauros com os mais antigos embriões até então encontrados".

Os doze novos dinossauros juntam-se aos seis que foram colocados na vila em Março e, entre eles, encontram-se os carnívoros Ceratosaurus, Albertosaurus ou o Allosaurus e os herbívoros Kentrosaurus, Ankylosaurus, ApatosaurusTriceratops, alguns dos quais pesariam várias toneladas e atingiriam vários metros de altura e de comprimento.

A exposição de modelos de dinossauros em tamanho real integra-se na iniciativa "Dinossauros Saem à Rua", que acontece entre 11 e 13 de Agosto. O programa contempla conferências nos dias 12 e 13 sobre "preparação de fósseis", por Carla Tomás, "os ovos de crocodilo mais antigos do mundo", por João Russo, "património paleontológico em Portugal", por Simão Mateus, "ovos de dinossauro da Península Ibérica", por Miguel Moreno-Azanza e "outros animais do tempo dos dinossauros", por Bruno Pereira.

Foto
Carlos Barroso/LUSA

Durante os três dias, estão previstas actividades para crianças, como o laboratório de paleontólogo por um dia — onde têm a oportunidade de escavar e preparar fósseis —, uma exposição de ilustração de dinossauros, sessões de cinema — onde vai ser apresentado um filme sobre a paleotologia da Lourinhã — ou street food. Uma equipa de cake designers vai estar a construir o maior ninho e dinossauros em chocolate, com 2,5 metros de diâmetro, concorrente ao livro de recordes do mundo Guiness.

A partir de 2018, os modelos de dinossauro vão ficar em exposição permanente no futuro Parque dos Dinossauros, que deverá abrir nessa altura, ocupando na primeira fase dez dos 30 hectares do terreno onde funcionou a antiga lixeira municipal. O investimento de 3,5 milhões de euros contempla a construção de um edifício com área de exposição de achados paleontológicos, loja e laboratório de preparação de fósseis e de um parque ao ar livre, para exposição de mais de uma centena de modelos de dinossauro em tamanho real. O parque deverá receber por ano 200 mil visitantes, número muito superior ao do actual museu (25 a 30 mil pessoas), onde a exiguidade do espaço impede a exposição de todo o espólio já encontrado.

Sugerir correcção
Comentar