O escândalo do colesterol e das estatinas

Será mesmo o colesterol uma grande farsa e as estatinas o maior embuste farmacêutico do século?

Está em curso uma campanha anti-colesterol e anti-estatinas que atingiu o seu apogeu com a transmissão pela RTP1 do documentário “Colesterol: A grande farsa”. Esta estação pública, na nossa opinião, prestou um mau serviço ao transmitir este documentário, ainda mais sem quaisquer esclarecimentos adicionais contraditórios, apostando exclusivamente nos argumentos que impactam nas audiências e sem tentar estimar outro tipo de consequências para a opinião pública como, por exemplo, o aumento do efeito nocebo (do latim “fazer mal”) e da ocorrência da síndrome de privação das estatinas. 

Este tipo de apreciações, em contraponto com o estado atual da arte e da ciência no que se refere à prevenção e tratamento dos acidentes cardiovasculares, são vulgares e insensatos. São argumentos sensacionalistas, com origem em personalidades médicas com pouco reconhecimento científico junto dos pares. Salientamos que estas campanhas podem ter consequências mortais para os doentes de risco, ao pôr em causa uma terapêutica com efeitos benéficos tão claramente demonstrados.

Devido à campanha anti-colesterol e anti-estatinas que grassa nos media e na Internet, os clínicos ultimamente têm passado bastante tempo nas consultas a tentar manter os doentes a fazer ou iniciar terapêutica com estatinas. O receio causado pelo alarmismo desta campanha leva alguns doentes a abandonar a terapêutica, com graves consequências para a sua saúde.

Originam, por parte de muitos doentes, a suspensão abrupta da medicação com efeitos particularmente deletérios nos doentes com doença coronária não estabilizada (síndrome de privação), frequentemente associado ao efeito nocebo que nos explica por que razão alguma doente passou a atribuir de forma errada sintomas só após conhecerem os efeitos secundários dos fármacos correta (ler a bula) ou exageradamente divulgados.  

Ainda há muita gente que acredita que a televisão não engana, esquecendo-se que, por exemplo, os anúncios publicitários recomendados por personalidades muito populares nos media promovem o uso de alimentos processados com elevado teor de sal, açúcar e gordura saturada que são muito nocivos para os doentes e as crianças.

Como seria útil utilizar o poder da televisão para melhorar a saúde pública no nosso país. Sabia que, segundo dados da população portuguesa, se cada pessoa consumisse a partir de hoje menos 2g de sal por dia, a taxa de AVCs diminuiria 30 a 40% nos próximos cinco anos, ou seja, em média, evitar-se-iam 11.000 casos de AVC por ano?

Como seria útil a televisão lembrar-lhe isto, entre outros conselhos para a saúde, todos os dias.

Será mesmo o colesterol uma grande farsa e as estatinas o maior embuste farmacêutico do século, pois poderá ter sido esta dúvida que ficou a pairar na mente do telespectador? A resposta a esta questão é NÃO!

As estatinas foram o maior avanço terapêutico na doença coronária das últimas décadas, juntamente com outros meios tais como o bypass coronário, a angioplastia coronária e a terapêutica trombolítica na fase aguda do enfarto do miocárdio. 

Atendendo ao facto de estas doenças serem a principal causa de morte na maioria dos países, é fácil apercebermo-nos da enorme utilidade destes recursos. Poupam-se milhares de vidas.

E quanto ao colesterol? O documentário começa por salientar que o colesterol é uma substância fundamental, mas nunca se chega a perceber se será indiferente ter muito ou pouco a circular no sangue. Antes pelo contrário, salientou-se que pode até ser perigoso atingir valores muito baixos de colesterol.

Ora, sabemos que a maior probabilidade de regressão da aterosclerose ocorre quando os valores de colesterol LDL (mau colesterol) se situa abaixo de “70”, o que corresponde, aproximadamente, a uma taxa de colesterol total de “130” ou, nos indivíduos doentes, apesar de sempre terem apresentado valores normais, uma redução de 50%.

Para atingir esses valores alvo é necessário otimizar a dieta e, por vezes, utilizar doses muito elevadas de estatinas, isoladamente ou em associação com outros tipos de medicamentos. 

Acredita-se que a adoção de um estilo de vida saudável desde muito cedo, associado ao diagnóstico precoce (rastreio) das primeiras lesões ateroscleróticas e o tratamento da doença contribuirão, dentro de poucos anos, para quase erradicar o enfarte do miocárdio e o AVC.

Há poucas semanas, a revista científica The Lancet publicou um estudo que revelou que uma tribo sul-americana tem o coração e as artérias mais saudáveis do mundo. Este estudo incluiu um moderno método de diagnóstico precoce da doença coronária, a TAC para quantificação do cálcio coronário (score de cálcio), técnica esta também referida, embora de forma cientificamente enviesada, neste documentário. Os índios Tsimane apresentavam aos 75 anos quantidades de cálcio idênticas aos americanos com 40 anos de idade. Têm um estilo de vida muito ativo do ponto de vista físico e a comunidade passa a maior parte do dia a caçar, pescar, cultivar e colher frutas, seguindo uma dieta baseada em hidratos de carbono, com pouca proteína e pouca gordura. Os valores médios das suas análises não variaram de forma relevante dos 40 aos 80 anos e eram 150 mg/dl para o colesterol total e os valores de tensão arterial inferiores a 120/75 mmHg. O peso e o índice de massa corporal encontravam-se dentro dos valores ideais. Como é óbvio, esta população não tomava estatinas e o estudo não foi patrocinado por nenhum gigante da indústria farmacêutica.

Para terminar, salientando que somos reconhecidos defensores das virtudes do estilo de vida saudável, não podemos deixar de referir que as estatinas dispõem de uma solida evidência que demonstra que o seu emprego em doentes de risco reduz significativamente a morte cardiovascular. Reconhecemos também que as Estatinas, como todos os outros medicamentos, podem ter efeitos secundários, mas os benefícios são tão significativos que devemos fazer todos os esforços para que estes medicamentos sejam usados nos doentes apropriados.

Hoje em dia, quem põe em causa o emprego das estatinas como fármaco de primeira linha no combate à principal causa de morte da nossa população está a negar a utilização de uma classe de fármacos que reduz significativamente o risco de morte cardiovascular.

É conhecido que as grandes companhias farmacêuticas já não promovem as estatinas, que em sua maioria estão disponíveis no mercado como genéricos. Por outro lado, nem sempre é conhecido que os seus detratores defendem a utilização de suplementos e outros produtos “ditos naturais”, cujos benefícios, na sua maioria, não têm qualquer suporte cientifico.

Estamos convencidos que só com a ajuda esclarecida dos media será possível minimizar as consequências funestas desta campanha anti-colesterol e anti-estatinas, pelo que apelamos à responsabilidade profissional de todos os jornalistas envolvidos nestes temas de saúde.

Os autores escrevem segundo as normas do novo Acordo Ortográfico

Sugerir correcção
Ler 143 comentários