Hackers, polémica e o próximo episódio de A Guerra dos Tronosonline

HBO sob ataque durante uma semana em que, noutra fuga não relacionada, o quarto episódio da sua série mais popular foi roubado e posto na internet. Piratas prometem mais novidades para domingo.

Foto
Euron Greyjoy em A Guerra dos Tronos HBO

Primeiro, foi um ataque informático de grande escala ao canal norte-americano HBO que atirou para a esfera pública vários episódios inéditos de séries, roubou documentos internos e divulgou um guião de um episódio por estrear de A Guerra dos Tronos, a sua série mais vista de sempre e um fenómeno de popularidade mundial. Sexta-feira, uma outra fuga libertou na internet o próximo episódio, também inédito, da mesma série. No final de uma semana horribilis, os primeiros hackers prometem novidades neste domingo.

O episódio em causa, o quarto tomo da sétima temporada de A Guerra dos Tronos, intitula-se The Spoils of War e é exibido domingo à noite nos EUA e segunda-feira à noite em Portugal no canal SyFy, que tem estado a bater recordes de audiências desde a estreia desta penúltima temporada da saga de fantasia.

Trata-se de um ficheiro de baixa qualidade, segundo o site de notícias The Verge, e com a marca de água da empresa, subsidiária da HBO na Índia, de onde terá sido furtado. Foi inicialmente partilhado através de um documento no Google Drive e logo que a empresa bloqueou o acesso passou a ser partilhado através de sites de descarga de ficheiros torrent. A fuga de informação, que não terá qualquer relação com o grupo de hackers que atacou a HBO no início da semana, deu-se na Star India, que distribui a série naquele país e que já prometeu não só identificar a sua origem mas também accionar judicialmente os seus responsáveis – foi o que disseram ao Verge, que avançou a notícia.

É o mais recente episódio, também, das várias ofensivas sobre aquela que será a série mais pirateada de sempre - já em 2015 foram ilicitamente divulgados na internet os quatro primeiros capítulos da quinta temporada. Por outro lado, o ataque do início da semana sobre a HBO é o mais recente de uma série de investidas de hackers contra grandes grupos do entretenimento norte-americanos.

Além do famoso ataque à Sony, que ganhou contornos políticos quando opôs a Casa Branca de Barack Obama ao regime norte-coreano suspeito de ter orquestrado o gigantesco hack, a Disney ou o Netflix foram também ameaçados nos últimos meses. O grupo de piratas informáticos que se infiltrou no sistema da HBO na passada semana terá subtraído à empresa 1,5 terabytes de informação. A HBO confirmou ter sido atacada no que classificou como um “ciber-incidente” que está a investigar. O presidente do canal enviou depois um email aos seus trabalhadores em que classificou o ataque como “disruptivo, inquietante e perturbador”, nunca detalhando o que foi roubado – a revista Entertainment Weekly escrevia na terça-feira que foram furtados episódios de Ballers e da nova Room 104 (ambas exibidas em Portugal pelo canal TVSéries, que é parceiro da HBO para o mercado português).

Dois episódios de uma comédia ainda por estrear – prevista só para 2018 -, Barry, foram também subtraídos ao canal. A Bloomberg, por seu turno, diz ainda que foram também roubados episódios da nova temporada de Calma, Larry! (Curb Your Enthusiasm), previstos para estrear em Outubro.

Um perito da empresa de segurança informática IP Echelon disse à revista Variety que “milhares de documentos internos da HBO” foram roubados. Quanto à fuga de um episódio que, tal como todos os da série milionária A Guerra dos Tronos, o canal quereria proteger a todo o custo antes da estreia televisiva no seu canal por subscrição e suas plataformas online, a HBO não comentou ainda o sucedido.

Os peritos que domingo passado divulgaram aos média o seu ataque à HBO voltaram entretanto a público para anunciar que domingo dia 6 de Agosto, vão provar publicamente que “ainda” têm “acesso total” aos emails internos da empresa, algo que o seu presidente tinha negado. Um novo email daqueles que se anunciam como os hackers responsáveis por este ataque foi recebido por algumas publicações, inclusive a revista Hollywood Reporter, que indicia que a empresa norte-americana estará a ser alvo de algum tipo de chantagem. “É só uma questão de dinheiro”, escreveram. “Temos semanas de negociações com responsáveis da HBO, mas eles não cumpriram com o prometido”, dizem. “Por isso temos uma opção… Esperem por domingo. A HBO vai cair…” Como nota a agência Reuters, a HBO é detida pelo gigante TimeWarner, que por seu turno está em vias de ser vendida a outra gigante das telecomunicações, a AT&T, aguardando neste momento a opinião do regulador para concluir um negócio de 72,5 mil milhões de euros.

A semana não tem sido simpática para o canal que exporta uma mão-cheia de produtos audiovisuais consumidos em todo o mundo também na frente dos conteúdos - o novo projecto de uma série sobre a Guerra Civil americana e a escravatura motivou protestos online.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários