Holanda lança alerta devido a ovos contaminados

Cerca de 180 explorações foram suspensas devido à presença de um pesticida tóxico. Comissão Europeia diz que “a situação está sob controlo”.

Foto
Os ovos apresentam elevados níveis de Fipronil hcs helena colaco salazar

Milhões de ovos estão a ser retirados de lojas e armazéns na Holanda, Alemanha e Bélgica, depois de exames às fezes, sangue e ovos de galinhas terem relevado elevados níveis de Fipronil, um pesticida que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera tóxico para o consumo humano, segundo adianta o diário inglês The Guardian. Cerca de 180 explorações aviárias na Holanda foram temporariamente fechadas. Está em curso uma investigação criminal, acrescenta o mesmo jornal londrino.

O organismo holandês responsável pela segurança alimentar (NVWA, na sigla original) enviou um alerta alimentar para consumidores de ovos brancos com determinadas etiquetas. O aviso recomenda que não se consumam estes ovos, porque o teor de Fipronil presente é uma grave ameaça para a saúde pública. 

Anna-Kaisa Itkonen, a porta-voz da Comissão Europeia, disse nesta quinta-feira que “os ovos contaminados foram rastreados e retirados do mercado e a situação está sob controlo”, avançou a Associated Press.

De acordo com a OMS, esta substância altamente tóxica e comummente utilizada em produtos veterinários – mas proibida em animais destinados ao consumo humano –, pode danificar o fígado, a tiróide e os rins se for ingerida em grandes quantidades, ao longo do tempo. A substância terá sido usada para combater uma infestação de piolhos e, segundo o Guardian, terá sido misturada com um insecticida legal, para melhorar a eficácia.

O jornal holandês De Volkskrant noticiou que esta mistura pode ter sido utilizada em explorações desde Junho de 2016, altura em que a dona dos aviários – a empresa Chickfriend – levou a cabo tratamentos contra piolhos nos aviários. A NVWA disse ao mesmo diário holandês que os ovos contaminados podem ter sido vendidos na Holanda desde essa data mas que “não há forma de verificá-lo, porque os ovos já foram comidos”.

O Guardian avançou ainda que os supermercados Lidl e Aldi, na Alemanha, removeram alguns lotes de ovos das suas prateleiras. O PÚBLICO contactou o Lidl Portugal, para perceber se estes ovos terão chegado ao país, ao que o gabinete de comunicação respondeu que, em Portugal, o Lidl “comercializa apenas ovos de origem portuguesa.” O PÚBLICO também questionou a ASAE, mas ainda não obteve resposta.  

Sugerir correcção
Comentar