Dez pessoas intoxicadas numa lavandaria em Vila Franca de Xira

As vítimas que foram alvo de intoxicação foram transportadas para o hospital por precaução, devido à irritação das vias respiratórias.

Dez pessoas foram transportadas para o hospital para receberem assistência médica depois de terem ficado com irritação nas vias respiratórias, "resultante da libertação de vapores de um detergente" numa lavandaria em Vialonga, freguesia do concelho de Vila Franca de Xira, adianta ao PÚBLICO fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa. O alerta para as autoridades foi dado às 11h59 desta quarta-feira e a mesma fonte refere que a situação não é grave. 

"Trabalham numa lavandaria e são todas senhoras com idades compreendidas entre os 30 e 40 anos", adiantou fonte do INEM à Lusa. Às 15h30, segundo a mesma fonte, o INEM estava ainda no local a prestar assistência.

Os sintomas de intoxicação devem-se, de acordo com o CDOS, à fuga de um produto de limpeza ocorrida na empresa e que obrigou à retirada de 80 pessoas que se encontravam no seu interior, pelas 12h00. Alguns órgãos de comunicação, como a SIC Notícias e o Jornal de Notícias, noticiaram que se tratara de uma explosão, mas esta informação não foi confirmada nem pelo INEM nem pelos bombeiros locais.

No local está uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira, assim como os bombeiros de Vialonga, Alverca e ainda elementos da Protecção Civil, diz fonte do INEM ao PÚBLICO, adiantando que ainda estão a aguardar mais dados.

O PÚBLICO tentou contactar a PSP de Vila Franca de Xira, que se limitou a dizer que “estão bombeiros no local”, e a GNR de Vialonga, sem sucesso. Os Bombeiros Voluntários de Vialonga não confirmaram o sucedido, remetendo esclarecimentos para mais tarde. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar