Stone Crushers traz a Portugal “cultura e arte” do skate

Projecto realiza-se, pela primeira vez em Portugal, entre 27 e 29 de Julho, em Lisboa. Praças do Marquês do Pombal e do Martim Moniz vão acolher actividades

Foto
Robson Hatsukami Morgan/Unsplash

A competição internacional de skaters Lisboa Stone Crushers realiza-se pela primeira vez em Portugal, entre esta quinta-feira, 27 de Julho, e sábado, 29, e promove a "vertente cultural e artística do skate" praticado num ambiente urbano.

O principal intuito do Lisboa Stone Crushers é, segundo Pedro Raimundo, mentor do projecto, mostrar a quem passa pela cidade "a riqueza que o skate tem". Nesta ocasião o vert skate une-se ao street skate para criar um "espectáculo para toda a família".

Portugal recebe pela primeira vez uma competição mundial da modalidade vert skate, com um half-pipe (estrutura para a prática de skate) com cerca de sete metros de altura instalado na praça do Marquês do Pombal, mas os skaters vão mostrar as suas qualidades noutros locais, como a praça do Martim Moniz. No Parque Eduardo VII vai ser possível assistir a competições de street skate e ainda à exposição Skatomize e à estreia do documentário Devoted, de Lucas Beaufort.

Pedro Raimundo, skater há mais de 25 anos e que depois de assistir a vários eventos internacionais decidiu trazer algo semelhante para país, acrescentou que "Portugal já é referência na rota internacional do skate", mas ainda é necessário "passar a mensagem para quem não está por dentro deste estilo de vida".

Não é preciso ser-se profissional para participar na competição — qualquer skater pode inscrever-se "na categoria amador e pró, seja em Portugal ou no estrangeiro", mencionou o organizador. A organização espera também "que a cidade e todas as pessoas que possam assistir e participar tenham uma melhor ideia do que o skate pode trazer às ruas, à juventude".

Pedro Raimundo adiantou que "alguns dos melhores skaters do mundo querem vir já conhecer a cidade" e que a organização está a trabalhar na edição do próximo ano. Em jogo, para o vencedor do primeiro prémio, estão 14 mil euros. A competição é feita em parceria com a Entre Mercúrio e Marte, a Câmara Municipal de Lisboa, The Board, Surge, entre outras.

Sugerir correcção
Comentar