Primeiros golos e primeira vitória

Selecção portuguesa estreou-se a marcar no Europeu feminino e bateu a Escócia, equipa à qual não ganhava há 23 anos. Carolina Mendes fez o histórico golo inaugural e Ana Leite confirmou o triunfo

Fotogaleria
UEFA/DR
Fotogaleria
UEFA/DR

Aconteça o que acontecer, já há motivos que tornam memorável a primeira participação de Portugal em fases finais de competições internacionais. Ao segundo jogo no Europeu feminino, a equipa nacional voltou a fazer história: depois da estreia absoluta diante da Espanha, com derrota por 0-2, a selecção portuguesa marcou os primeiros golos e obteve o primeiro triunfo, tendo batido a Escócia por 2-1. Carolina Mendes e Ana Leite construíram uma vitória para recordar, não só por ter sido a primeira mas também por ser a mais prestigiosa de sempre – a selecção feminina nunca tinha vencido uma equipa com posição tão alta no ranking FIFA (a Escócia é 21.ª na hierarquia mundial), segundo dados do portal zerozero.pt.

O seleccionador Francisco Neto fez duas mudanças na equipa (Ana Leite e Suzane Pires cederam os lugares a Carolina Mendes e Amanda da Costa) que alinhou de início contra a Escócia, igualmente estreante em fases finais – e que vivera um pesadelo na primeira jornada, ao ser goleada pela Inglaterra (0-6). E, apesar de o primeiro sinal de perigo ter pertencido às escocesas, com Caroline Weir a obrigar Patrícia Morais a uma grande defesa, e Lana Clelland, na recarga, a acertar no poste, Portugal foi mais eficaz. O minuto 27’ e o nome de Carolina Mendes, autora do 1-0, ficarão para a história. Dolores Silva recuperou a bola em zona defensiva e lançou Diana Silva, que avançou pelo lado esquerdo e fez o cruzamento: Vaila Barsley falhou o corte, deixando a bola à mercê de Carolina Mendes, que perante a guardiã adversária, não deu hipóteses.

Portugal melhorou no segundo tempo e controlou os minutos iniciais, mas a Escócia conseguiu libertar-se e foi ameaçando. Leanne Crichton rematou por cima, depois Erin Cuthbert não chegou por milímetros ao cruzamento de Fiona Brown. Até que aos 68’ as escocesas chegaram ao empate. Entre quatro defesas portuguesas, Cuthbert conseguiu encontrar Caroline Weir, que lhe devolveu a bola. Perante Patrícia Morais, a escocesa restabeleceu o empate com um remate rasteiro e colocado.

Mas a reacção portuguesa ao golo sofrido não podia ter sido melhor. Carolina Mendes ameaçou aos 70’, com um remate ao lado após excelente passe de Diana Silva. Mas Ana Leite, acabada de entrar em jogo, fez mesmo o 2-1 (72’). Após excelente passe de Amanda da Costa, a jogadora portuguesa fugiu a Vaila Barsley e, perante a guarda-redes escocesa, colocou Portugal novamente em vantagem.

A pressão da Escócia aumentou e o empate esteve muito perto de acontecer aos 85’, quando Caroline Weir acertou nos ferros da baliza portuguesa após bom trabalho de Cuthbert pela direita. Porém, Portugal segurou a vantagem, comemorando a primeira vitória em fases finais do Europeu feminino nesta histórica primeira participação.

A selecção nacional passou a somar três pontos na classificação do Grupo D e, na quinta-feira, na última jornada, joga contra a Inglaterra, quinta no ranking da FIFA e que, na outra partida do agrupamento, venceu a Espanha por 2-0.

“Foi um jogo com muito carácter das jogadoras portuguesas. Disse-lhes para desfrutarem, é o nosso momento. Sabemos que o jogo contra a Inglaterra vai ser muito difícil, têm uma equipa forte, mas Portugal lutará com tudo o que tem”, resumiu o seleccionador português, Francisco Neto, no final do encontro perante a Escócia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários