Adiar descentralização é perder tempo, avisa Costa

"Tal como estamos a ter bons resultados nos transportes, é preciso ter melhores resultados noutras áreas que importa descentralizar", sustenta o primeiro-ministro.

Foto
O primeiro-ministro, António Costa acompanhado pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, conversa com o autarca de Lisboa, Fernando Medina durante a apresentação do programa “Autocarros Limpos” LUSA/NUNO FOX

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou nesta sexta-feira que o país está a perder tempo ao adiar o processo de descentralização para as autarquias, dando como exemplo de ganhos de eficiência a transferência para municípios da gestão dos transportes colectivos.

António Costa falava no Parque das Nações, em Lisboa, depois da assinatura dos contratos de aquisição de autocarros de passageiros movidos a electricidade e gás para a Carris, os STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) e para outros municípios, entre os quais o de Coimbra.

Nesta primeira fase, segundo dados do Ministério do Ambiente, vão ser adquiridos 510 autocarros, num investimento de 145 milhões de euros, que tem uma comparticipação da União Europeia na ordem dos 46 milhões de euros.

Num discurso de cerca de dez minutos, após a intervenção do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, António Costa dirigiu-se ao presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e autarca de Coimbra, Manuel Machado, que se encontrava sentado na primeira fila da plateia.

O primeiro-ministro deixou então uma mensagem de carácter político, numa alusão ao impasse existente na Assembleia da República para a aprovação do processo de descentralização de competências e meios para as autarquias locais.

"Estamos a perder tempo adiando a descentralização em geral. Tal como no sistema de transportes, os municípios estarão em melhores condições para obter resultados positivos na educação, na saúde e outros sectores em que é fundamental que possam ganhar competências", sustentou.

Depois de uma referência ao actual clima de pré-campanha autárquica, António Costa deixou um apelo: "Volvido este interregno eleitoral autárquico, é preciso concluir a reforma que ficou agora em suspenso, mas que é essencial ser concluída".

"Tal como estamos a ter bons resultados nos transportes, é preciso ter melhores resultados noutras áreas que importa descentralizar para os municípios", insistiu.

Sugerir correcção
Comentar