Forte terramoto na Turquia e na Grécia faz dois mortos e 200 feridos

Área afectada é um popular destino turístico. As duas vítimas mortais são de nacionalidade turca e sueca.

Foto
Vítimas do sismo recebem tratamento no jardim do hospital de Bodrum, na Turquia LUSA/DOGAN NEWS AGENCY VIA DEPO PHOTOS

Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na madrugada desta sexta-feira a Grécia e a Turquia, afectando importantes destinos turísticos no Mar Egeu e fazendo dois mortos e 200 feridos.

Segundo as autoridades locais, citadas pela agência de notícias Reuters e pelo diário The Guardian, pelo menos duas pessoas morreram e 120 ficaram feridas na ilha grega de Kos. Em Bodrum, na Turquia, onde as consequências foram menos graves, 70 pessoas terão recebido assistência hospitalar na sequência do tremor de terra que se registou à 1h30 (hora local, menos três em Lisboa) e das suas réplicas.

Avança o diário britânico que os dois mortos em Kos são estrangeiros – um turco e um sueco, que ainda não foram identificados. Os dois homens terão morrido quando o telhado ou a parede de um bar colapsou na estância onde estavam instalados.

É o segundo tremor de terra do ano na região fronteiriça a ultrapassar 6.0 de magnitude, barreira a partir da qual a destruição causada pode ser muito considerável.

Muitos dos feridos são ligeiros e os que requerem mais cuidados estão a ser transportados de helicóptero para as ilhas gregas de Creta e de Rodes, diz o Guardian. Segundo as últimas informações, cinco pessoas foram transferidas, três delas feridas com gravidade.

O porto de Kos, para qual dá uma das ruas mais concorridas da ilha, carregada de bares e cafés, também terá sofrido danos significativos, que impediram já que um ferry de passageiros atracasse, disse a Guarda Costeira grega à Reuters.

Em Bodrum, na costa turca, várias lojas estão a ser afectadas na sequência da subida do nível do mar, mas a destruição é muito menor do que em Kos.

As fotografias disponíveis nas agências e em sites locais mostram as ruas num alvoroço, com telhados e muros caídos, carros destruídos, vias invadidas pela água e pelos destroços de edifícios, barcos em desalinho no porto e muitas pessoas a dormir na rua, em praças e jardins.

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) alertara já para a possibilidade de o sismo vir a dar origem a um pequeno tsunami, mas a televisão turca ouviu especialistas que defendem que é mais provável que se tratem apenas de “ondas grandes”.

Inicialmente o serviço geológico americano colocara a magnitude do sismo, que foi superficial (10 km abaixo do fundo do mar), nos 6.9, cifra bem diferente da avança pelos serviços congéneres turco e grego, que garantiam ter registado 6.3 e 6.4, respectivamente (o alerta de tsunami só é activado a partir dos 6.5 de magnitude).

O epicentro do sismo deu-se 10 km da estância turca de Bodrum e a 16 km da Ilha de Kos.

Sugerir correcção
Comentar