Ucrânia: a guerra perdura, apesar de esquecida

Conflitos em Kiev. Do projecto
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Conflitos em Kiev. Do projecto

O conflito na Ucrânia parece ter desaparecido da agenda política mundial e do foco dos meios de comunicação social; é contra o esquecimento que trabalha o fotógrafo freelancer italiano Giorgio Bianchi. "Os governos estão engajados em questões relacionadas com o Médio Oriente, nesta altura particular da História, e existe o risco de este conflito ser ignorado, esquecido", disse ao P3, por email. Depois de quatro viagens à Ucrânia, no curso de dois anos, Bianchi achou que já tinha coberto os aspectos mais importantes da guerra — os protestos Euromaidan, os confrontos em Donbass, os motins em Kiev, a destruição de Debaltseve. O fotógrafo concluiu que estava enganado depois de perceber que, abaixo da superfície, milhares de histórias aguardavam apenas um olhar atento e um veículo. "Os principais meios de comunicação social cobrem, em simultâneo, todos os conflitos da actualidade. O problema é que utilizam uma fórmula 'fast-food' na forma como apresentam os conteúdos, saltando de situação em situação sem nunca aprofundar. A abordagem do jornalista ou fotógrafo freelancer é diametralmente oposta. Os jornalistas independentes podem fornecer aos leitores uma perspectiva mais profunda por não serem escravos de uma agenda. Desta modo, têm a possibilidade de rasgar a superfície e perscutar o que está para além da aparência." Assim surgiu a necessidade de fotografar o conflito, "a partir da ideia de que é importante destacar as personagens principais deste conflito, os actores invisíveis que são afectados por estes eventos". "Contar as estórias e registar os desafios quotidianos destas pessoas, o seu esforço por sobreviver à destruição de tudo o que tomavam por garantido, documentar a desintegração das suas comunidades e a forma como vêem comprometido o seu futuro" é a missão de Bianchi. A experiência pessoal de Bianchi fundiu-se, muitas vezes, com as dos combatentes e com as dos civis ucranianos. Em Julho de 2016, o fotógrafo focalizou a sua energia em Spartak, uma das muitas vilas afectadas pelo conflito, em particular num grupo de combatentes que tinha sede num edifício abandonado e cuja missão era a detecção da presença de soldados inimigos nas imediações. O fotógrafo deu por si preso num bunker subterrâneo, na companhia de vários soldados, durante um bombardeamento. "Passámos a noite sem saber se iríamos sobreviver. Um soldado chorava, outro gritava, outro tentava consolar o seu irmão-de-armas e outro tentava orientar um amigo desesperado." Nesse momento, emergiu, para o fotógrafo, a verdadeira essência da guerra: "é um buraco negro capaz de engolir homens, estruturas sociais e culturais, coisas, animais, plantas", concluiu. "É capaz de transformar tudo em caos primordial." Durante o bombardeamento, "a humanidade dos soldados emergiu". "Era exactamente aquilo que procurava há dias, o ser humano que se esconde por detrás de um uniforme." Bianchi acredita que só revelando esse lado humano se é capaz de criar uma plataforma empática entre actor e espectador. O regresso a Donbass está marcado para breve. Em conjunto com o realizador Matteo Gagliardi prepara um documentário intitulado "Apocalypse Donbass", que integra imagem em movimento, fotografia, vídeo captado por soldados e civis. "Iremos contar a mesma história de uma forma completamente diferente. Conseguiremos, através da edição conjunta de todos estes elementos, transmitir a dor, o sofrimento, o medo e esperanças que emergem neste tipo de contexto sem nunca ter de retratar uma situação forçada ou mesmo encenada."

Conflitos em Kiev. Do projecto
Conflitos em Kiev. Do projecto
Conflitos em Kiev. Do projecto
Conflitos em Kiev. Do projecto
Conflitos em Kiev. Do projecto
Conflitos em Kiev. Do projecto
Vítima mortal é transportada entre destroçoso, em Kiev. Do projecto
Vítima mortal é transportada, em Kiev. Do projecto
Criança segura arma de fogo, em Kiev. Do projecto
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Yuri procura abrigo contra fogo de snipers. Do projecto
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Soldados presos dentro de bunker subterrâneo enquanto o local é bombardeado
Soldado aterrorizado em bunker subterrâneo num momento de bombardeamento
Depois do conflito. Do projecto
Do projecto
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