Protecção Civil impõe "lei da rolha" a comandantes dos bombeiros

Os comandantes deixam de estar autorizados a prestar informações aos jornalistas sobre incêndios para "se concentrarem no essencial".

Daniel Rocha
Foto
Daniel Rocha

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai fazer a partir de quarta-feira dois briefings diários, incluindo aos fins-de-semana, sobre os incêndios no país, um de manhã e outro ao final do dia.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC justifica a medida com a necessidade de divulgação de informação completa e actualizada em matéria de incêndios rurais e diz que a mesma também liberta "os comandantes das operações de socorro para se concentrarem no essencial que é a conduta das operações de protecção civil nos vários teatros de operações".

Especifica a Autoridade que os encontros com a imprensa para fazer um ponto da situação acontecem às 09h00 e às 19h00, na sede da ANPC (Carnaxide), e que às terças-feiras o comandante operacional nacional, Rui Esteves, fará um ponto da situação mais alargado.

"Fora destes horários, os jornalistas poderão acompanhar a informação actualizada sobre os incêndios rurais em www.prociv.pt, através de contacto com o Oficial de Operações e Emergências (OFOPE) do Comando Nacional de Operações de Socorro ou a assessoria de imprensa da ANPC", adianta o comunicado.

A ANPC explica que visa assim "disponibilizar em contínuo informação operacional aos jornalistas, de modo a poderem realizar o seu trabalho com o máximo rigor e eficiência", deixando implícito que os comandantes das operações de socorro não disponibilizarão informação.