Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Temperaturas altas mantêm-se nesta segunda-feira em quase todo o país.

Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

Mais de 60 concelhos do Norte e Centro do país e quatro municípios do Algarve estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre e Santarém são os que apresentam mais concelhos em risco máximo. No Algarve, estão sob alerta máximo os municípios de São Braz de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim.

Segundo a informação disponível na página do Internet do IPMA, estão em risco muito elevado cerca de 60 outros municípios das regiões Norte e Centro e cinco concelhos no Baixo Alentejo e no Algarve. Também em risco elevado está a zona do maciço central da ilha da Madeira.

Mais de 70 concelhos estão em risco elevado, cobrindo toda a região do Alentejo e alguns municípios dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e o máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do Norte e Centro, céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul nas terras altas.

Nos Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado, com boas abertas, embora possam ocorrer aguaceiros fracos nas ilhas do Grupo Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial).

Relativamente às temperaturas máximas, deverão chegar aos 38º em Évora, 37º em Beja, 36º em Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, 34º em Vila Real, 33º em Faro e 32º na Guarda e em Viseu. Em Lisboa e Coimbra os termómetros devem subir até aos 30º e no Porto não devem ultrapassar os 22º.

Risco muito elevado de exposição UV

Para esta segunda-feira, Portugal apresenta ainda um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), com excepção do grupo oriental dos Açores, com risco elevado, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo). 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários