Há cinema ao ar livre no Largo do Intendente

Nesta quinta-feira poderá assistir a dois documentários no Largo do Intendente através da iniciativa Doc no Largo. A 10 de Agosto será exibido o filme A Cidade Onde Envelheço.

Até Domingo decorre no bairro mais uma edição do "Bairro Intendente em Festa".
Foto
Até Domingo decorre no bairro mais uma edição do "Bairro Intendente em Festa". LM - miguel Manso

O Largo do Intendente recebe mais uma vez sessões de cinema ao ar livre, através da iniciativa Doc no Largo do DocLisboa. As primeiras exibições terão lugar nesta quinta-feira, 20 de Julho, e têm entrada livre. Esta iniciativa insere-se na edição deste ano do “Bairro Intendente em Festa”, que começou no passado dia 6 e decorre até dia 23 de Julho.

O Doc no Largo tem início às 21h30, com a exibição de uma curta-metragem intitulada Azayz, de Ilias El Faris. Esta retrata a caminhada de Abdalá, de seis anos, ao longo da costa, na qual “encontra estranhos homens do mar”. A curta-metragem recebeu, na edição anterior do festival, o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores, atribuído pelo júri da secção Competição Internacional. Segue-se a longa-metragem A Noi Ci Dicono, de Ludovica Tortora de Falco. O filme acompanha o Verão de três jovens de 13 e 14 anos – Fabrizio, Dante e Roberto – antes de estes transitarem para o ensino secundário.

No dia 10 de Agosto, a iniciativa do DocLisboa regressa ao Largo do Intendente para a exibição do filme A Cidade Onde Envelheço, de Marília Rocha. A longa-metragem aborda a história de Francisca, emigrante no Brasil, e da sua visitante, Teresa. Ao mesmo tempo que Teresa pretende emigrar para o Brasil, Francisca pensa em regressar a Portugal. A este filme foi atribuído o Prémio Kino Sound Studio do Júri da Competição Portuguesa.

O Doc no Largo é uma iniciativa do DocLisboa e do Largo Residências. Este ano, o DocLisboa celebrará a sua 15.ª edição entre 19 e 29 de Outubro. O festival foi criado em 2002 e dedica-se à exibição de documentários, cujos autores têm que se inscrever durante um prazo estabelecido. O prazo de inscrição para a edição de este ano terminou a 31 de Maio.

A edição deste ano do “Bairro Intendente em Festa” conta com actividades até dia 23 de Julho, como um ciclo de debates no dia 20, ao qual se segue a exibição dos documentários . Poderá ainda assistir a concertos, teatros, participar em jogos tradicionais e muito mais até ao último dia.

Texto editado por Ana Fernandes