Uma selfie que correu mal e custou mais de 170 mil euros

Uma mulher tentou fotografar-se junto a uma obra de arte e correu mal. O momento ficou registado em vídeo. O artista responsável pela exposição estima danos de 200 mil dólares.

Os pedestais tombados na galeria em Los Angeles
Foto
Os pedestais tombados na galeria em Los Angeles DR

Enquanto tentava tirar uma fotografia a si própria numa exposição na galeria norte-americana 14th Factory, em Los Angeles, EUA, uma mulher desequilibrou-se e fez com que as peças expostas em pedestais fossem derrubadas. O episódio aconteceu há cerca de duas semanas e o momento ficou registado em vídeo, agora divulgado.

Numa das salas da exposição, várias coroas estavam expostas em pedestais de diversas alturas e próximos uns dos outros. A mulher baixou-se perto de um dos pedestais para tirar uma selfie, fingindo que a coroa estava na sua cabeça. Mas o que parecia uma boa ideia não correu como esperado. A mulher desequilibrou-se e bateu contra um dos pedestais, dando origem a um efeito de dominó que fez tombar os restantes pedestais daquela fila – mais de dez.

Segundo o artista britânico que tinha as peças em exposição, Simon Birch, o incidente causou um prejuízo de aproximadamente 200 mil dólares – cerca de 174 mil euros.

O vídeo foi carregado no Youtube e contava neste sábado com quase três milhões de visualizações. No canto superior direito, é possível ver duas mulheres e o momento em que uma delas se baixa para tentar tirar a fotografia. Perante a estupefacção dos que assistiam à cena, a mulher levantou-se e começou a tentar também levantar os pedestais.

O artista responsável pela exposição confirmou ao The New York Times que o vídeo e o acidente eram verdadeiros. Acrescentou ainda que não tinham colocado sinais de aviso porque “confiavam nas pessoas”. “As coroas são coisas frágeis. São símbolos de poder. Talvez até seja irónico e significativo que elas tenham caído”, afirmou.   

Esta não é a primeira vez que uma selfie corre mal. Em 2016, um homem tentou trepar um pedestal para tirar uma fotografia com a estátua de D. Sebastião, na Estação do Rossio, em Lisboa. A estátua, com mais de 125 anos, caiu e desfez-se no chão e, ainda hoje, tal como o rei, não regressou.