Há uma nova plataforma online para adoptar animais

Na primeira semana de funcionamento, o site euadoto.org vai dar prioridade à adopção de 53 animais de um dos concelhos afectados pelo incêndio de Pedrógão Grande.

Foto
Até à visita presencial, 100% do processo é feito online Paulo Pimenta

O site euadoto.org, que entrou em funcionamento nesta semana, quer juntar associações de animais a pessoas que querem adoptar e simplificar ao máximo todos os passos do processo, que se faz maioritariamente online.

Durante esta primeira semana, a plataforma vai dar exclusividade a 53 animais da Associação Pegadas e Bigodes, do concelho de Figueiró dos Vinhos, que foi afectado pelo incêndio de Pedrógão Grande. “Os animais estavam no canil de Pedrogão Grande, mas foram resgatados e entregues a famílias de acolhimento temporárias, onde se encontram actualmente”, explica Nuno Machado, coordenador do projecto.

Apesar do processo simplificado, a euadoto.org continua a querer ajudar as pessoas a encontrar o “companheiro ideal”, afirma Nuno Machado: “Existem protocolos da euadoto.org com diversas instituições, como o Instituto do Animal, a Pet B Havior e outros profissionais credenciados que fazem uma avaliação do perfil do animal e do estilo de vida de quem quer adoptar, tendo em conta o ritmo de vida, se há crianças ou não, se existem outros animais em casa.” Tudo a partir de um questionário online, preenchido por qualquer pessoa que queira adoptar um animal de companhia.

Uma das vantagens da plataforma é que, após a adopção, é oferecida uma observação e aconselhamento médico-veterinário. Para além disso, todos os animais já “estão desparasitados e vacinados e, no caso dos cães, vêm identificados com chip”, adianta o coordenador do projecto.

O processo

A euadoto.org disponibiliza diversas informações dos animais, como idade, sexo, tamanho, historial, mas também um perfil em termos de sociabilidade. Após o preenchimento do questionário, que tem como objectivo perceber se o animal é o mais adequado às circunstâncias de vida dos interessados, é marcada uma visita presencial. Por fim, são validados os procedimentos do centro de recolha e é assinado um termo de responsabilidade.

O projecto, gerido totalmente por voluntários, surge numa altura em que é exercida uma forte pressão sobre os centros de recolha – a partir de 2018, passa a ser proibido abater animais nos canis municipais, exceptuando os casos em que os animais estão em sofrimento ou têm graves problemas comportamentais. 

Texto editado por Pedro Sales Dias

Sugerir correcção
Ler 1 comentários