As mulheres holandesas vão ter uma leoa nos equipamentos

O emblema do equipamento das jogadoras da selecção holandesa de futebol passou a ser uma leoa laranja, como símbolo de força e ligação ao desporto

Foto
DR

O Campeonato Europeu de Futebol Feminino arranca a 16 de Julho na Holanda e traz consigo uma novidade: o emblema da equipa da casa foi transformado numa leoa ruiva, para representar a equipa nacional feminina.

A ideia nasceu da agência publicitária W+K Amsterdam, que decidiu transformar o leão presente no logótipo da Royal Dutch Football Association (KNVB), órgão responsável pelo futebol na Holanda, numa leoa cor-de-laranja. A forma é semelhante, mas a juba e a cauda despenteada do leão foram substituídas por formas mais elegantes.

A inspiração surgiu do apelido da selecção feminina de futebol – "Oranje Leeuwinnen", em português "Leoas laranjas" e tem como objectivo encorajar as mulheres holandesas e do mundo inteiro a ligarem-se ao futebol.

Foto

"Nos últimos 46 anos, as jogadoras têm sido chamadas de leoas, por isso foi um ajuste natural que fizemos para lhes dar um emblema que nasceu do que elas são e da forma como jogam", explicou Craig Williams, director criativo da agência, ao site Dezeen.

Foto

O objectivo passou por tornar o emblema mais adequado a quem o está a usar, mas sem nunca esquecer a sua essência: "Ao redesenhar o logótipo, apenas removemos alguns elementos que o tornaram mais elegante, mas ao mesmo tempo continua a ser reconhecido como um emblema da KNVB e continua a ser inequivocamente holandês", acrescentou.

Mas, o que significa a leoa? "É um símbolo de poder, de força, de elegância e de agilidade" e um tributo à forma como as atletas jogam, além de celebrar a história da equipa e o seu futuro promissor.

O emblema vai ser estreado no primeiro jogo do campeonato europeu, mas a ideia é que não fique por aqui e continue a estar presente na camisola em cada partido. Para Hannah Smit, directora artística, esta é uma ideia que transcende os limites de uma simples campanha ou actualização da imagem: É uma "afirmação muito forte que vai ajudar a acelerar o impulso crescente à volta do futebol feminino", explicou.

Fundada em 1992, a agência de Wieden+Kennedy Amsterdam tem vindo a criar campanhas para marcas como a Nike, o Instagram, o Faceebok e a cerveja Corona. O projecto para a selecção holandesa demorou seis meses a estar completo. 

Sugerir correcção
Comentar