Campanha sensibiliza contra maus tratos e abandono de animais

Cães e gatos recolhidos pela associação Proanimal, em Vila Real, são os protagonistas de uma nova campanha de sensibilização. "Maus tratos a animais é crime! Denuncie... Porque eles sentem" é o slogan

Foto
Proanimal

A associação Proanimal lançou, em Vila Real, uma campanha de sensibilização para apelar à adopção responsável e esterilização dos animais, bem como contra os maus tratos e abandono, que aumenta nesta altura do Verão.

A campanha passa pela colocação de outdoors pela cidade de Vila Real, que têm como protagonistas animais — cães e gatos recolhidos pela associação — e que alertam para quatro mensagens essenciais. O porta-voz da Proanimal, António Brandão, explicou que se pretende sensibilizar a população para o crime de maus tratos a animais.

Apesar da evolução positiva, o responsável referiu que o abandono dos animais ainda é "um flagelo" que se verifica no Verão, altura em que muitos vão de férias e deixam os seus animais. Jim, um cão que sobreviveu a um tiro no ano passado mas que ainda não foi adoptado, é um dos animais que dá "a cara" nesta campanha.

A mensagem deixada pela Proanimal é: "Maus tratos a animais é crime! Denuncie.... Porque eles sentem". Os outdoors foram colocados em sítios estratégicos da cidade, onde podem ter mais visibilidade. Uma outra mensagem que a associação quer passar com esta campanha é a da "convivência saudável entre os tutores de animais de companhia e quem não tem animais". Nos espaços públicos verdes, normalmente utilizados pelos detentores de animais de companhia e por quem quer passear na cidade, foram colocados 20 cartazes que apelam à limpeza dos dejectos deixados pelos cães. "É uma evolução essencial para a sociedade e para uma convivência saudável entre todos", afirmou António Brandão.

No primeiro semestre deste ano, a Proanimal apoiou cerca de 200 animais e contabilizou à volta de 70 adopções. "A última recolha foi a de uma gatinha atropelada. Nós não temos capacidade para ajudar todos e tentamos manter a filosofia de ajudar os casos mais graves, que são levados para os hospitais com quem temos protocolo", referiu.

Esta campanha é apoiada pela Câmara Municipal de Vila Real, que atribuiu um apoio de 10.000 euros à associação para esta e outras acções. O presidente do município, Rui Santos, afirmou que esta iniciativa quer incentivar uma "relação saudável entre os donos dos animais, os animais e o resto da população". "O trabalho da Proanimal é muito importante, socialmente responsável, pedagogicamente útil e que merece a nossa atenção e deve merecer a atenção de todos os vila-realenses", frisou.

Sugerir correcção
Comentar