ONG síria confirma morte do líder do Daesh

Observatório Sírio dos Direitos Humanos corrobora informação divulgada por uma televisão iraquiana. Jihadistas terão finalmente ordens para falar da perda do líder, um dia depois da queda de Mossul.

Foto
Baghdadi, quando anunciou que aceitava ser "califa", numa mesquita de Mossul em 2014 Reuters

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos diz ter “informação confirmada” de que o líder do Daesh, Abu Baqr al-Baghdadi, foi morto. A televisão iraquiana Al-Sumaria também noticiou a morte de Baghdadi, citando responsáveis do grupo terrorista, mas o Pentágono recusou confirmar.

Moscovo anunciara e insistira ser "altamente provável que” Baghdadi tenha sido morto num ataque aéreo das forças russas, em Maio. De acordo com  o Ministério da Defesa russo, o bombardeamento tinha como alvo um encontro de líderes jihadistas nos arredores de Raqqa, cidade síria considerada a "capital" do "califado" declarado por Baghdadi há três anos. 

O Pentágono continua a dizer que não tem dados para corrobar esta informação. Até agora, nem os serviços secretos de diferentes países ocidentais nem os responsáveis iraquianos lhe davam grande crédito. Afinal, a morte deste iraquiano de 45 anos, nascido em Samarra, a 125 km de Bagdad, já foi notícia dezenas de vezes.

Segundo o jihadista que falou à Al-Sumaria, Baghdadi foi morto noutro lugar, num ataque áereo na província iraquiana de Nínive. Com mais de dois milhões de habitantes, a capital desta província, Mossul, foi a maior cidade que o grupo chegou a controlar; perdeu-a precisamente na segunda-feira, quando o Governo iraquiano declarou a vitória final sobre os radicais, após nove meses de confrontos. 

Este membro do Daesh explica que foi levantada a proibição que impedia os combatentes de falarem sobre a morte do seu líder, à frente do grupo que então se chamava Estado Islâmico do Iraque e do Levante desde 2010.

Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma ONG com sede em Londres mas que conta com uma vasta rede de activistas e médicos na Síria, diz ter "obtido a confirmação de líderes do Estado Islâmico, incluindo o principal chefe na província de Deir Ezzor". É nesta região do Leste da Síria que o Daesh oferece actualmente mais resistência, apesar dos bombardeamentos diários por parte da aviação russa.

Rami Abdulrahman, director da organização, diz que as fontes garantem que o líder do Daesh morreu "mas não especificam" quando é que isso aconteceu.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos não costuma divulgar informação da qual não tem absoluta certeza - muitas vezes, quando não consegue saber a identidade de todos os mortos, acaba por difundir um número inferior de vítimas de um determinado ataque ou de confrontos sabendo que o está a fazer.

Com o Daesh a perder território - para além da queda de Mossul, está cercado em Raqqa - especulava-se que Baghdadi e outros chefes do grupo terão procurado refúgio numa zona conhecida como "terceira capital", uma área de aldeias, tribos e deserto na fronteira entre a Síria e o Iraque.

Ao contrário de outros líderes jihadistas, Baghdadi sempre foi parco nas suas intervenções. Mesmo assim, muitos estranharam o seu silêncio quando os russos insistiam na sua morte e o Daesh se via tão acossado no terreno. A última vez que se dirigiu aos seguidores foi em Novembro, numa mensagem áudio gravada e divulgada depois de começar a campanha contra o grupo em Mossul.

A prisão americana

Num vídeo publicado a partir de Raqqa depois de Moscovo anunciar a sua morte, em Junho, os membros do Daesh referiam-se ao "nosso xeque", sem mencionar Baghdadi pelo nome. Num texto publicado no site da BBC no terceiro aniversário da declaração do "califado", a 5 de Julho, o analista Hassan Hassan sugeria que isso "deixava um ponto de interrogação sobre o seu destino", lembrando que os taliban demoraram dois anos a confirmar a morte do mullah Omar no Afeganistão.

Vivo ou morto, defendia o académico do Tahrir Institude for Middle East Policy, de Washington, Baghdadi era cada vez menos "comandante dos fiéis": segundo uma norma religiosa polémica, um candidato ao título de "califa" tem de ter "ardh tamkeen" ou "terra para governar", algo que o líder do Daesh, seja ele quem for, tem cada vez menos.

Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) por informações que levassem à captura de Baghdadi. Em tempos, tiveram-no preso. Aconteceu no centro de detenção de Camp Bucca, no extremo Sul do Iraque. Foi ali que esteve Ibrahim Awwad Ibrahim al-Badri, nome de nascimento do então jovem oriundo de uma família de classe média baixa sunita.

Detido em Falluja em Fevereiro de 2004, quando visitava um amigo procurado pelos EUA, aproveitou os dez meses em Camp Bucca para estabelecer e cimentar as relações que lhe permitiram mais tarde assumir a liderança de um grupo que ele próprio internacionalizou (inicialmente, chama-se Estado Islâmico do Iraque), levando-o para a Síria, onde lhe pareceu lógico beneficiar do caos da guerra.  E foi já com bastante território conquistado no país de Bashar al-Assad que decidiu o regresso ao Iraque, em 2014.

 

Sugerir correcção
Ler 14 comentários