Uma bicicleta que trepa paredes? Sim, está por pouco

Elena Larriba concebeu a Vycle, um meio de transporte vertical que "permite que as pessoas se movimentem de forma fácil e agradável"

vycle - urban vertical movement from Elena Larriba on Vimeo.

As escadas e o elevador. Actualmente, e nos últimos cem anos, estes são os dois principais meios de transporte vertical. "As escadas exigem muito esforço, enquanto os elevadores são 100% alimentados. Isso cria uma área de oportunidade que fica entre os dois", explica Elena Larriba, criadora do projecto — patente pendente — Vycle.

Inspirando-se em bicicletas, a Vycle é, ela própria, uma bicicleta — OK, meia bicicleta — capaz de trepar paredes. Apresenta-se como "um sistema alimentado por movimento cíclico contínuo", um meio de transporte vertical que "permite que as pessoas se movimentem de forma fácil e agradável". "Usando um sistema de engrenagem semelhante ao funcionamento de uma bicicleta, o utilizador pode decidir quanto esforço deseja colocar para subir ou descer", explica a inventora, consciente dos benefícios para a sustentabilidade e mobilidade numa cidade ("à medida que a migração urbana aumenta, cresce a nossa necessidade de explorar novos métodos para o transporte vertical") e para a nossa própria saúde.

Num futuro próximo, a Vycle poderá reforçar a mobilidade em edifícios ecológicos e resolver problemas de estacionamento de bicicletas. É ainda, como sugere Elena, "um sistema de transporte vertical eficiente em energia que, por um lado, melhora o bem-estar a longo prazo do empregado e, por outro, reintroduz o sentido do fluxo e da comunidade que actualmente é exclusivo no plano terrestre urbano".

Foto

A sua leveza e o aspecto flexível do sistema tornam o sistema adequado para "instalações temporárias", como o "uso de andaimes, guindastes ou torres de transmissão".

Sugerir correcção
Comentar