Dez cães rafeiros vão animar os dias de 350 idosos do Porto

Um dos objectivos é "promover e potenciar as qualidades dos cães rafeiros".

Foto
NFACTOS / FERNANDO VELUDO

Dez cães certificados de raça não definida e 350 idosos de lares da freguesia de Paranhos, no Porto, vão interagir até ao final do ano num projecto-piloto de intervenções assistidas por animais.

Num comunicado enviado à Lusa, a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social (Ânimas) informa que a parceria com a Junta de Freguesia de Paranhos visa "estimular a função cognitiva, promover um envelhecimento saudável e dinâmico, aumentar a motivação para a participação activa em sessões e favorecer o clima relacional potenciando a empatia, o respeito mútuo e a entreajuda".

A Associação Monte Pedral, Polo Intergeracional de Paranhos, Centro Social da Paróquia da Areosa, Centro Social do Regado e Centro Social e Paroquial do Amial são as instituições onde, uma vez por semana, dois cães e respectivos terapeutas, vão interagir com 70 idosos.

Para o efeito, a Ânimas disponibiliza cães sem raça definida certificados, explicando o seu secretário-geral, Abílio Leite, que se "vai procurar desta forma promover e potenciar as qualidades dos cães rafeiros".

O presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Alberto Machado, salientou a importância da iniciativa "por promover a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados à população sénior" da freguesia, bem como "demonstrar as virtudes dos animais no aumento de felicidade das pessoas".

A presidente da Ânimas, Liliana de Sousa destacou que "o objectivo é demonstrar que os benefícios que os animais proporcionam potenciam os fins terapêuticos que se pretendam alcançar".

"Os cães utilizados são alvo de exames comportamentais e de temperamento para além de terem formação durante quatro meses", frisou.

A Ânimas é uma entidade certificada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e acreditada pela Assistance Dogs Europe, constituída por uma equipa multidisciplinar que, em regime de voluntariado, trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com deficiência um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e de auto-estima.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários