Montenegro pode anunciar saída esta quinta-feira e marcar eleições antes das férias

Líder da bancada do PSD termina mandato em Setembro e já não se pode recandidatar.

Foto
Luís Montenegro cumpre o terceiro e derradeiro mandato como líder parlamentar do PSD Nuno Ferreira Santos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, pode agendar esta quinta-feira a data das eleições para a direcção da bancada para este mês, não se excluindo que se possam realizar antes das férias parlamentares para evitar que coincidam com a campanha autárquica, apurou o PÚBLICO. A escolha do sucessor pode ocorrer assim quase dois meses antes do fim do mandato que só termina em Setembro e que Montenegro já não pode renovar. Há dois nomes fortes para a sucessão: o ex-ministro Luís Marques Guedes; e Marco António Costa, vice-presidente do partido.

Luís Montenegro atinge o limite de mandatos (três, segundo o regulamento interno da bancada) em Setembro e pode pretender realizar já as eleições com o aproximar do fim dos trabalhos desta sessão legislativa. O anúncio pode ser feito na reunião da direcção e da bancada parlamentar desta quinta-feira. 

É habitual que as eleições para a direcção da bancada se realizem em dias de plenário (de forma a ter a presença de todos os deputados) pelo que só restam duas hipóteses: dia 12 (é o debate do Estado da Nação e por isso pouco provável) e dia 19 em que se realiza a última sessão plenária. Em termos formais, a sessão legislativa continua em Setembro (a nova começa a 15), mas nesse mês só haverá dez dias de trabalhos parlamentares por causa da campanha autárquica. Nessa altura, já a campanha estará ao rubro, pelo que Montenegro pode querer resolver o assunto antes de férias.

O actual líder da bancada sairá de cena antes das eleições autárquicas e antes do congresso ordinário do PSD, previsto para o início de 2018. Nessa altura, Pedro Passos Coelho estará previsivelmente na corrida à liderança do partido, mas Luís Montenegro assegurou que não irá concorrer contra o actual líder. O dirigente veio dar essa garantia em Abril passado, dias depois de ter sido o protagonista de um almoço no Internacional Club of Portugal que foi visto como um ensaio de apresentação de uma futura candidatura à liderança do partido.

Com 44 anos, o advogado estreou-se como deputado em 2002, eleito por Aveiro, tendo feito parte de sucessivas direcções da bancada do PSD. Foi eleito presidente do grupo parlamentar pela primeira vez em 2011.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários