Chuva intensa provoca várias inundações no distrito de Vila Real

As equipas da protecção civil e os bombeiros estão no terreno a proceder a operações de limpeza.

Foto
Renato Cruz Santos

O mau tempo, a chuva intensa e a queda de granizo provocaram nesta quinta-feira inundações em estabelecimentos comerciais e casas particulares e arrastou detritos para as estradas de vários concelhos do distrito de Vila Real.

No Pinhão, concelho de Alijó, foi afectada a principal avenida da vila e a zona ribeirinha.

O responsável pela protecção civil municipal, José Carlos Rebelo, disse à agência Lusa que se verificaram “quedas de terras e muita água acumulada”, afectando a zona da estação ferroviária e provocando inundações em casas comerciais e particulares. Para o local foram mobilizados 25 operacionais e nove viaturas.

Em Sabrosa, segundo o presidente da câmara, Domingos Carvas, o mau tempo afectou principalmente o centro da vila, onde se registaram várias inundações de casas particulares e comerciais. O autarca referiu que irá para o terreno fazer um levantamento dos estragos.

A meio da tarde começou a chover com muita intensidade em Vila Pouca de Aguiar, causando pequenas inundações e constrangimentos no centro da vila. A chuva foi acompanhada de uma forte queda de granizo.

O segundo comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Manuel Borges Machado, disse à agência Lusa que “foi muita chuva num curto espaço de tempo”, provocando também constrangimentos em algumas estradas, onde foram criados lençóis de água.

Foram também arrastados detritos para as estradas e ainda houve, segundo o responsável, pequenos danos em alguns telhados de casas no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Na agricultura prevê-se que haja estragos ao nível das hortícolas.

A chuva foi descendo para Vila Real, onde provocou também constrangimentos em algumas artérias da cidade, levantou tampas de saneamento e pequenas inundações. Borges Machado referiu que, inclusive, no edifício do antigo Governo Civil de Vila Real, e onde está instalado o Centro Distrital de Operações de Socorro, se verificou uma pequena inundação.

As equipas da protecção civil e os bombeiros estão no terreno a proceder a operações de limpeza.

Sugerir correcção
Comentar