Actores de Hawai Força Especial acusam CBS de discriminação salarial

Daniel Dae Kim e Grace Park, ambos de origem coreana, abandonaram a série por divergências contratuais com a estação, que nega motivações raciais. "O caminho para a igualdade nem sempre é fácil", comenta o actor.

Foto

No final da semana passada, a CBS anunciou a saída oficial de Daniel Dae Kim e Grace Park do elenco principal da série Hawai Força Especial. Esta quarta-feira, dias depois do anúncio, o actor que interpretava a personagem de Chin Ho Kelly veio sugerir que o contrato proposto pela CBS reiterava uma situação de discriminação salarial.

“É triste dizer, mas é verdade”, assim começa o texto que dedica aos fãs na sua página do Facebook. “Ainda me mostrei disponível para regressar, mas a CBS não estava disposta a concordar com os termos que eu queria [incluir] no novo contrato. Como tal, tomei a decisão difícil de não continuar (…). As mudanças nunca são fáceis, eu encorajo-vos a olhar para além da decepção deste momento. O caminho para a igualdade nem sempre é fácil”, esclarece Daniel Kim, insinuando que a estação televisiva não está disposta a colocar os dois actores de origem coreana no mesmo patamar remuneratório dos outros protagonistas da série, ambos caucasianos.

Ao que tudo indica, o novo contrato defendido por Kim asseguraria a igualdade salarial entre os quatro co-protagonistas da série. Segundo a revista Variety, a CBS Televison Studios ofereceu aos dois actores asiático-americanos um salário entre 10 a 15% mais baixo do que o valor recebido por Alex O’Loughlin, que interpreta o papel de comandante Steve McGuerrett, e Scott Caan, o detective Danny Williams, com quem chegou também a negociar percentagens de royalties por episódio, para além do salário.

Uma fonte da CBS mencionada pelo The Hollywood Reporter nega que a disputa contratual de Kim e Park esteja relacionada com motivos raciais. Ao actor Daniel Dae Kim foi proposto um aumento de 2% sobre os honorários mensais de Caan e O’Loughlin. Segundo a mesma fonte, também foi proposto um aumento a Grace Park, mas as negociações complicaram-se perante a exigência da actriz de gravar um número mínimo de episódios e depois retirar-se da série.

Num comunicado emitido esta quarta-feira, a CBS ressalva a importância dos dois actores: “Nós não queríamos perdê-los, fizemos de tudo para mantê-los, até ofertas de significativos aumentos salariais. Embora não tenhamos conseguido chegar a um acordo, separamo-nos com um enorme respeito por estes dois talentos e com esperança de trabalhar com eles, novamente, num futuro próximo (...). Daniel e Grace foram membros importantes e valorizados de Hawai Força Especial durante sete temporadas.”

Daniel Dae Kim interpretava o tenente Chin Ho Kelly, um veterano da polícia local que tinha a seu cargo a agente Kono Kalakaua, a personagem de Grace Park, uma antiga surfista recrutada para a equipa depois de acabar o curso de polícia na Academia. O actor, que integrava o elenco da série desde a sua estreia em 2010, agradeceu aos fãs, ao elenco e a toda a equipa de produção. E sublinhou a importância que teve interpretar Chin Ho Helly atendendo à falta de diversidade em Hollywod, uma questão que tem sido repetidamente levantada nos últimos anos:“Como actor asiático-americano, sei quão difícil é encontrar oportunidades, principalmente interpretar uma personagem tão bem desenvolvida e tridimensional como Chim Ho. Vou sentir saudades, sinceramente...”, pode ler-se ainda na sua página de Facebook.

Hawai Força Especial trouxe de volta para o ecrã a série policial que esteve no ar durante 12 temporadas, entre 1968 e 1980 nos Estados Unidos. Agora, adaptada ao presente, continua a acompanhar uma força especial da polícia que investiga os crimes mais graves cometidos nas ilhas havaianas. Em Portugal, os episódios são transmitidos na Fox de segunda a sexta e na TVI aos sábados. A oitava temporada tem estreia marcada para dia 29 de setembro nos Estados Unidos e não tem ainda data de estreia prevista em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar