Maioria dos ciclistas em Aveiro não concorda com ciclovia proposta pela câmara

O percurso pela Avenida Santa Joana é o que reúne a maior parte das preferências (54%), seguido do percurso pela Avenida Doutor Lourenço Peixinho (35%).

Foto
Autarquia propõs percurso para ciclovia entre a Estação de comboios e a Universidade ADRIANO MIRANDA

Mais de dois terços dos utilizadores de bicicleta de Aveiro discordam do percurso proposto pela autarquia para a ciclovia a construir entre a Estação de comboios e a Universidade, informou esta terça-feira a Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Ciclaveiro).

Os resultados constam de um inquérito divulgado esta terça-feira, dirigido aos atuais e potenciais utilizadores de bicicleta na cidade de Aveiro, com o objectivo de conhecer quais as opções de percursos que estes consideram mais adequadas.

De entre as três hipóteses de percursos apresentadas no inquérito, 67% dos 194 participantes considerou que o percurso pelo Centro de Congressos avançado pela autarquia, é a pior das opções.

Os resultados do inquérito mostram que 89% dos participantes prefere os percursos mais centrais à cidade, por serem os que melhor servirão as deslocações entre a Estação e a Universidade, contribuindo para a promoção da mobilidade em bicicleta em Aveiro.

O percurso pela Avenida Santa Joana é o que reúne a maior parte das preferências (54%), seguido do percurso pela Avenida Doutor Lourenço Peixinho (35%).

A solução avançada pela autarquia acolhe somente 11% das preferências, uma percentagem que baixa para os 6,6%, tendo em conta apenas aqueles que utilizam a bicicleta na cidade de Aveiro mais frequentemente (várias vezes por semana).

Na nota enviada aos jornalistas, o Ciclaveiro lamenta a ausência de auscultação dos utilizadores de bicicleta e de discussão pública de opções nesta intervenção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA).

"A ausência da auscultação dos interessados aumenta o risco de serem tomadas decisões tecnicamente incorrectas e de numa cidade que tem acumulado atrasos nesta área, em lugar de serem criadas as condições desejáveis para a mobilidade em bicicleta em Aveiro, se estarem a desperdiçar recursos públicos em infra-estruturas com utilidade limitada", adverte a associação.

Sugerir correcção
Comentar