A Fábrica de Nada vence prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique

A longa-metragem de Pedro Pinho, que já havia arrecadado o prémio da crítica internacional em Cannes, foi distinguida na categoria do festival que galardoa as primeiras e segundas obras de realizadores.

Fotogaleria
Fábrica de Nada de Pedro Pinho DR
Fotogaleria
Fábrica de Nada de Pedro Pinho dr
Fotogaleria
Fábrica de Nada de Pedro Pinho dr
Fotogaleria
Fábrica de Nada de Pedro Pinho dr

Teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes (18 a 28 de Maio de 2017), e conquistou o prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema, sendo a segunda obra de um realizador português a ser distinguido pela crítica, depois de Viagem ao Princípio do Mundo, de Manoel de Oliveira, em 1997. A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, leva agora para casa o prémio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Munique, segundo anunciou este sábado a produtora Terratreme. A competição divide-se em duas categorias: Cine Visions, que distingue as primeiras e segundas obras de realizadores (e que se traduz num prémio monetário de 12 mil euros), e Cine Masters, que considera as obras de cineastas com um repertório que inclua mais de três longas-metragens.

“O júri considerou o filme ‘um drama comovente, um musical peculiar, um documentário preciso e um ensaio desafiador’”, disse a organização do festival em comunicado divulgado este sábado. A Fábrica de Nada é um filme com três horas de duração que conta a história de um grupo de operários que tentam salvaguardar os seus postos de trabalho e evitar o encerramento de uma fábrica através de um sistema de auto-gestão colectiva. Quando se apercebem que a administração está a roubar máquinas e matérias-primas, decidem organizar-se para impedir o deslocamento da produção. Como forma de retaliação, os patrões obrigam-nos a permanecer nos seus postos sem nada que fazer enquanto decorrem as negociações para os despedimentos.

O júri do Festival de Cinema de Munique ressalva que “em termos de conteúdo e estética, o filme usa as suas três horas sabiamente e de uma maneira altamente complexa”, acrescentando que esta é uma história “interpretada e filmada com empatia, mas sem nunca aludir a piedade barata”. A Fábrica de Nada é protagonizada por actores e não-actores e é assinado por Pedro Pinho, embora o enredo tenha sido criado em colaboração com Luísa Homem, Leonor Noivo e Tiago Hespanha a partir de uma ideia de Jorge Silva Melo e da peça de teatro A Fábrica de Nada, de Judith Herzberg, por ele encenada.

Em Cannes, Edouard Waintrop, director artístico da Quinzena dos Realizadores destacou A Fábrica de Nada pelo “uso de uma variedade incrível de géneros cinematográficos: é praticamente um thriller no início, tornando-se íntimo, político, social, fazendo um breve desvio para a comédia musical.” Na altura, Pedro Pinho descreveu a longa-metragem como “uma reflexão crítica sobre o estado do mundo no período vivido nos últimos cinco ou seis anos em Portugal”. Quando foi anunciado o prestigiado prémio da crítica internacional, o cineasta afirmou em declarações à Agência Lusa que este era um feito “absolutamente excepcional para um país tão pequeno e com tão pouca produção de filmes”. A Fábrica de Nada ainda não tem data de estreia prevista em Portugal.

A Fábrica de Nada - Trailer from TERRATREME FILMES on Vimeo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários