A Europa uniu-se para agradecer a Helmut Kohl

Vários líderes mundiais foram a Estrasburgo para a agradecer o legado deixado pelo “arquitecto da ordem mundial”.

Fotogaleria
Cerimónia europeia para Helmut Kohl, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Não faltaram actuais e antigos responsáveis europeus políticos e norte-americanos LUSA/MATHIEU CUGNOT
Fotogaleria
LUSA/MATHIEU CUGNOT
Fotogaleria
Vista completa da sala do hemiciclo europeu com a urna de Helmut Hohl ao centro LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
A viúva de Kohl num último adeus LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
European Angela Merkel foi uma das líderes europeias a discursar na cerimónia LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Pormenor do centro da sala do parlamento em Estrasburgo neste sábado LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Dois alemães, dois adversários eleitorais: Angela Merkel e Martin Schulz cumprimentam-se LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
O antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton, também viajou até Estrasburgo LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Uma das bancadas do parlamento LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Soldados alemães carregam o caixão com Helmut Kohl até ao interior da sala do Parlamento Europeu Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
Antigo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi foi um dos ex-políticos presentes Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu conversa com o antigo Presidente francês Nicolas Sarkozy Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
Bill Clinton no uso da palavra Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
A saudação de Clintom a Kohl Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
A mensagem do actual Presidente francês, Emmanuel Macron, no livro de condolências: a memória de um "artífice da Alemanha unida", do "defensor da Europa", do "amigo da França" LUSA/FRED MARVAUX HANDOUT
Fotogaleria
Militares durante a cerimónia LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
Membros dos serviços de segurança patrulham o rio junto ao parlamento LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
A presença de um grande número de personalidades de todo o mundo justificou segurança reforçada LUSA/PATRICK SEEGER
Fotogaleria
O caixão de Kohl a ser transportado LUSA/RONALD WITTEK
Fotogaleria
Militares alemães rendem homenagem LUSA/RONALD WITTEK
Fotogaleria
A preparação da cerimónia LUSA/RONALD WITTEK
Fotogaleria
Vista exterior da sé de Speyer, cidade alemã onde decorre outra parte das cerimónias fúnebres Reuters/RALPH ORLOWSKI
Fotogaleria
Vista interior da sé de Speyer, na Alemanha Reuters/RALPH ORLOWSKI

A cerimónia fúnebre do antigo chanceler alemão, Helmut Kohl, promovida pelo Parlamento Europeu juntou este sábado vários líderes mundiais, actuais e antigos, em Estrasburgo, naquele que é descrito como o primeiro funeral europeu de Estado da história. A nota dominante foi de agradecimento ao homem que muitos consideram o arquitecto da reunificação alemã.

A chanceler Angela Merkel deu o seu exemplo pessoal como testemunho do legado de Kohl. “As vidas de milhões de pessoas teriam sido muito diferentes sem Helmut Kohl, incluindo a minha própria”, disse Merkel, que nasceu na Alemanha de Leste. “Querido Helmut Kohl, é graças a ti que estou aqui hoje, obrigado pela oportunidade que me deste e a muitos outros”, acrescentou Merkel, que chegou a pertencer ao Governo de Kohl.

Ao seu lado esteve, durante toda a cerimónia, o Presidente francês, Emmanuel Macron, que recordou “as lições que Helmut Kohl deu à França e a todos os europeus”, no discurso com o tom mais político do dia. “Não temos razões para nos resignarmos, mas todas as razões para ser optimistas realistas”, disse Macron, em alemão, prometendo dar significado, “com Angela Merkel”, ao ideal europeu.

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, lembrou, durante um discurso emocionado, que “Kohl queria criar um mundo em que ninguém dominava” e dirigiu-se aos restantes líderes presentes em Estrasburgo. “Helmut Kohl deu-nos a oportunidade de participar em algo maior que nós próprios, maior que os nossos mandatos, maior que as nossas carreiras”, afirmou Clinton.

A representar a Rússia na cerimónia esteve o primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, que descreveu o estadista como o “arquitecto da ordem mundial”. “Na Rússia, iremos recordá-lo como um amigo, uma pessoa sábia e sincera”, acrescentou. O antigo chanceler era muito próximo do último líder soviético, Mikhail Gorbachov, os dois foram actores fundamentais no processo de desintegração da União Soviética e do bloco de Leste.

“Perdemos um gigante da era do pós-guerra”, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também muito próximo de Kohl e o responsável pela proposta de realizar a cerimónia fúnebre no Parlamento Europeu.

O antigo primeiro-ministro espanhol, Felipe González, lembrou “a frase que define o legado” de Kohl: “Lutou por uma Alemanha europeia e não uma Europa alemã.”

De Estrasburgo, o caixão foi transportado de helicóptero até à cidade natal de Kohl, Ludwigshafen. O destino final é a catedral de Speyer, onde estão sepultados vários antigos imperadores do Sacro-Império Romano – uma união de muitos pequenos reinos europeus no coração da Europa e que atravessou toda a Idade Média.

O programa das cerimónias foi uma derradeira polémica na vida de Kohl. A família mostrou-se contra a ideia de não ser organizado um funeral de Estado na Alemanha e de Kohl não ser enterrado na cidade natal. Porém, o antigo chanceler terá deixado planos para que as cerimónias decorressem em Estrasburgo, como demonstração do seu apego aos valores europeus, dizem os assessores. 

Sugerir correcção
Ler 15 comentários