Tropas do Iraque declaram fim do "califado" do Daesh depois de reocuparem mesquita de Mossul

A mesquita, destruída na semana passada, é não só um símbolo do anúncio do líder do Daesh mas também um monumento histórico do Iraque e do islão.

Fotogaleria
O que resta do minarete Reuters/ERIK DE CASTRO
Fotogaleria
O mesmo minarete antes do Daesh o destruir LUSA/STR
Fotogaleria
Esta mesquita estava sob domínio do Daesh há cerca de três anos Reuters/ERIK DE CASTRO
Fotogaleria
O que o Daesh deixou para trás junto à mesquita al-Nuri, com 850 anos Reuters/ERIK DE CASTRO
Fotogaleria
Vista aérea da zona destruída Reuters/REUTERS TV

As tropas iraquianas dizem ter recuperado nesta quinta-feira a mesquita Al-Nuri em Mossul, onde fora anunciado o autoproclamado “califado” do Estado Islâmico, no Verão de 2014. A mesquita foi destruída pelo próprio Daesh na semana passada.

Segundo a Reuters, a reconquista da mesquita tem um peso simbólico para as forças iraquianas que tentam, há mais de oito meses, capturar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque. "O estado fictício deles caiu", afirmou um porta-voz militar iraquiano, Yahya Rasool, à televisão pública iraquiana.

Há precisamente uma semana, o monumento com mais de 850 anos, com um distintivo minarete inclinad,o foi destruído à bomba pelo Daesh, naquela que foi consideradq pelo primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi como “uma declaração formal de derrota”. Isto porque foi nesta mesquita que o líder do Daesh, Abu Baqr al-Baghdadi proclamou um novo “califado” que se estendia pelo território da Síria e no Iraque - foi a sua primeira e única aparição pública.

“Teria sido um golpe para a propaganda [do Daesh] se a mesquita tivesse sido recapturada intacta”, comentou Hassan Hassan, co-autor do livro ISIS: Inside The Army of Terror [Daesh: Dentro do Exército do Terror] na altura, ao Washington Post.

Os Estados Unidos e o chefe do Governo de Bagdad, Haider al-Abadi, garantem que foi mesmo o Daesh que explodiu o histórico minarete e o que restava da mesquita. É uma demonstração de que o grupo preferiu destrui-la a deixá-la intacta aos seus inimigos.

Esta mesquita é a mais histórica da Cidade Velha de Mossul, sendo também emblemática do Iraque e do islão, pelo que a sua destruição se traduz em mais uma perda do património cultural. A batalha foi lançada para reconquistar a Cidade Velha, única zona em que os jihadistas ainda se mantêm, depois de ter sido anunciado que é provável que o líder do Daesh tenha sido morto num ataque aéreo das forças russas, em Maio.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários