Trump aceita convite de Macron para ir a França no Dia da Bastilha

Presidente francês convidou o homólogo norte-americano para assistir à parada militar em Paris que vai assinalar o 100ºaniversário da entrada dos EUA na I Guerra Mundial.

Foto
Reuters/POOL

Donald Trump aceitou o convite de Emmanuel Macron para assistir à parada militar que marca o Dia da Bastilha em França, a 14 de Julho.

“Como parte das comemorações que marcam o 100º aniversário da entrada dos EUA na I Guerra Mundial, o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, aceitou o convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, para marcar presença na parada do Dia da Bastilha a 14 de Julho”, diz o comunicado do gabinete de Macron, citado pela Reuters.

No passado dia 6 de Abril celebrou-se o centenário da declaração de guerra dos EUA à Alemanha, o que marcou formalmente o fim da neutralidade americana no conflito. As tropas chegariam a território europeu apenas em 1918. No entanto, a França vai também marcar a ocasião nas celebrações do Dia da Bastilha. Segundo informou o Palácio do Eliseu, soldados norte-americanos e franceses vão marchar lado a lado em Paris. Neste feriado nacional gaulês celebra-se a tomada da Bastilha, em 1789, num momento marcante da Revolução Francesa.

Por seu lado, a Casa Branca divulgou também um comunicado a informar a decisão de Trump: “O Presidente Trump está ansioso por reafirmar os fortes laços de amizade da América com a França”, lê-se. “Os dois líderes vão continuar a construir uma forte cooperação contra-terrorismo e parceria económica entre os dois países, e vão discutir muitos outros assuntos de preocupação mútua”, diz ainda a nota escrita.

O último encontro entre Macron e Trump deu-se em Maio em Bruxelas.

Jean-Luc Mélenchon, líder do movimento França Insubmissa e candidato nas últimas presidenciais, já criticou a decisão: “Donald Trump é violento e não há razão para que ele cá esteja”, disse em declarações à radio Europe 1, citado pela Reuters. “Ele não é bem-vindo. Isso é claro”.

Esta será a segunda vez que o Presidente norte-americano visita a Europa, depois de ter estado no Vaticano e na cimeira da NATO. O convite surge também depois de Trump ter recusado viajar até ao Reino Unido por recear enfrentar manifestações hostis. Na altura, Presidente norte-americano telefonou à primeira-ministra Theresa May a dizer-lhe que não queria fazer a viagem, até que o povo britânico estivesse a favor da sua visita. O gabinete de Theresa May, no entanto, disse que não existia qualquer alteração aos planos de viagem de Donald Trump. Mas não ainda foi estabelecida uma data para uma eventual visita.

Sugerir correcção
Comentar