Aldeia Histórica de Sortelha Câmara Municipal do Sabugal
Foto
Aldeia Histórica de Sortelha Câmara Municipal do Sabugal

Sabugal procura novos empresários

Para captar novos negócios, autarquia lançou um Guia do Investidor. Benefícios fiscais e medidas de apoio à família são algumas das medidas planeadas

A Câmara Municipal do Sabugal, no distrito da Guarda, elaborou um Guia do Investidor para atrair novos empresários para este concelho que possui "uma localização geoestratégica privilegiada face à Península Ibérica".

O presidente da autarquia do Sabugal, António Robalo, disse esta quarta-feira à agência Lusa que o documento dá a conhecer aos empresários a realidade do município e as várias medidas de apoio à fixação e ao investimento. "Não queremos que no nosso concelho, pelo desconhecimento das áreas de intervenção prioritária, pelo desconhecimento de todos os mecanismos que a Câmara disponibiliza e pelo desconhecimento também de tudo aquilo que o território possa oferecer, que alguém deixe de nos procurar e deixe de aproveitar o nosso município para investir", justificou o autarca.

O Guia do Investidor (em pdf) esclarece sobre os benefícios fiscais existentes (isenções e reduções de taxas e de licenças) e medidas de apoio à família (redução de impostos, transporte gratuito para os alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano, apoio mensal a famílias com crianças em creches, ofertas de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, entre outros). O autarca António Robalo referiu que em todos os mecanismos que a legislação permite, o seu município possui, para pessoas e para empresas, "a fiscalidade nos mínimos". "Depois, temos um conjunto de mecanismos, quer de apoio em espaços, em equipamentos, em infraestruturação, que o município do Sabugal coloca à disposição das empresas que se querem instalar, tendo em conta, obviamente, os volumes de investimento e a quantidade de postos de trabalho a criar."

Segundo o documento, o município do Sabugal possui uma ligação "estratégica", sobretudo na ligação com Espanha, e detém as condições ideais para a instalação de pequenas, médias e microempresas. O concelho situado junto da fronteira com Espanha possui parques empresariais infraestruturados e com espaços disponíveis, aplica custos reduzidos para instalação e lançamento de novos negócios e apresenta ainda condições privilegiadas para empresas ambientalmente sustentáveis.

O Sabugal detém também um "ambiente excelente para viver e trabalhar", relações comerciais e sociais consolidadas com Espanha e condições físicas privilegiadas para investimento no sector primário. O Guia do Investidor esclarece que na cidade do Sabugal existe uma Zona Industrial e de Armazenamento com 41 lotes de terreno e uma Zona de Localização Empresarial com 37 lotes. O concelho está próximo das autoestradas A23 (Guarda/Torres Novas) e A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e tem ligações às principais cidades da Beira Interior: Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco.

O Sabugal, com cerca de 11.800 habitantes, tem também potencialidades em termos patrimoniais, culturais e de lazer e dispõe de 219 camas distribuídas por um hotel rural, nove unidades de alojamento local e 29 unidades de turismo em espaço rural. A Câmara Municipal do Sabugal editou 1.000 exemplares do Guia do Investidor, com 50 páginas, que também está disponível em formato digital no site do município.