Temer é o primeiro Presidente denunciado junto do Supremo. E agora?

O procurador-geral acusou Temer de corrupção passiva e quer vê-lo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Mas há várias etapas antes de se chegar aí.

Foto
Michel Temer está confiante de que irá ter os votos necessários para evitar julgamento no Supremo Reuters/UESLEI MARCELINO

O que se passou com Temer?

O procurador-geral da República brasileiro, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que julgue o Presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva, tendo como base, entre outras provas, as denúncias feitas pelos donos do grupo JBS, Joesley e Wesley Batista. Temer torna-se assim no primeiro Presidente em funções alvo de uma denúncia junto do STF. Temer é suspeito de ter recebido 500 mil reais (140 mil euros) dos empresários em troca de uma decisão favorável num processo de disputa do preço do gás fornecido pela Petrobras a uma empresa do grupo JBS.

O que se segue?

O caso passa agora do campo judicial para a arena política. O primeiro passo é a apreciação da denúncia de Janot pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, composta por 66 membros. A defesa de Temer terá um prazo para apresentar os seus argumentos, será nomeado um deputado para elaborar um relatório sobre a acusação, recomendando que ela seja aceite ou não, que será depois votado pela comissão. 

Depende tudo destes 66 deputados?

Não. Independentemente do sentido do relatório da comissão, é o plenário da Câmara dos Deputados que tem a última palavra sobre o destino da denúncia contra Temer. Para que o Presidente seja julgado pelo STF é necessário que uma maioria qualificada de dois terços dos deputados (ou seja, 342 dos 513) vote a favor desse desfecho. Cada parlamentar tem de justificar o seu sentido de voto perante o hemiciclo.

É possível fazer alguma previsão?

É, embora os riscos sejam tremendos. No Palácio do Planalto impera a confiança de que Temer consegue garantir que pelo menos 172 deputados votem contra ou simplesmente se abstenham – o que iria garantir o arquivamento da denúncia. Os cálculos são feitos tendo como base a estimativa de que a coligação que apoia o Presidente pode contar com cerca de 400 deputados. Porém, na política brasileira este tipo de entendimentos parlamentares são extremamente fluídos, quase sempre baseados em cálculos de curto-prazo e, por isso, facilmente rompidos. É o próprio líder do PMDB, o partido de Temer, que avisa que “no Parlamento nada é automático”. “Cada líder da base [aliada] vai ter que trabalhar a sua bancada. Não dá para achar que está tudo resolvido”, disse Baleia Rossi ao jornal Estado de São Paulo.

O que é que pode correr mal para Temer?

Há riscos que o Planalto não pode correr e a coligação governamental poderá ver-se obrigada a recorrer a métodos no mínimo discutíveis. O procurador-geral decidiu dividir a denúncia em três partes, obrigando a três votações distintas na Câmara, com o objectivo de “gerar um desgaste extra para Temer”, observa o El País. Cada deputado que quiser votar contra terá de explicar em triplicado, o que pode ser politicamente pouco sustentável para vários parlamentares. Uma das estratégias para os deputados apoiantes do Governo é a de se ausentarem da sala do hemiciclo no momento da votação.

E depois da votação?

Se a denúncia for aprovada por dois terços dos deputados, tudo passa a ficar na mão dos 11 juízes do Supremo Tribunal Federal. São eles que decidem se Temer deve ser julgado ou não. Se decidirem avançar para a acusação, Temer é afastado de forma temporária (180 dias) da presidência, sendo substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, uma vez que não existe vice-Presidente. Se durante esse período o julgamento não for concluído, Temer regressa ao cargo. Em caso de condenação, o afastamento mantém-se e Temer terá de cumprir pena.

Pode haver eleições directas?
Essa é uma polémica infindável. Em princípio, só se houver uma emenda constitucional. Se não, haverá indirectas para que haja novo Presidente até 2018, data para as próximas eleições.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários